A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias recebe na próxima sexta-feira (06.04) alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para uma visita técnica. Também será oferecida uma palestra sobre o trabalho de prevenção realizado pela prefeitura no ano passado, que ganhou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa do foco na redução do risco de desastres. No final das atividades, os universitários fazem uma visita guiada por todos os setores da Defesa Civil.

Com 234 áreas de risco alto ou muito alto – equivalente a 18% do município – e um déficit habitacional de 12 mil casas, a prefeitura demonstra grande preocupação com o período de fortes chuvas. A prova disso foi a criação do Plano Verão do município, com ações de resposta que permitem a mobilização rápida de diversos órgãos. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressalta a importância da troca de experiências para o órgão municipal.

“O Plano Verão do município é um trabalho de muitas mãos. Vamos apresentar o trabalho aos alunos e acredito que eles podem ajudar com novas ideias. É interessante ressaltar que a ideia da visitação partiu dos próprios alunos e professores, o que mostra a vontade de aprender sobre uma cidade como é a nossa, com características bem específicas”, explica o secretário.

A ideia de visitar e conhecer Petrópolis surgiu pelas características do município, como explica a professora Doralice Pereira, responsável pelo curso de geografia na UFMG. “Petrópolis é uma cidade com uma história importante dentro do nosso país, além das características específicas de solo e de construções. Nosso objetivo é conhecer o trabalho realizado pela Defesa Civil, que responde a diversos tipos de desastres durante o verão”, explica.

O diretor de Prevenção e Capacitação da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Capitão Sirlei Gomes, explicou como foi montado o cronograma da visita. “A pedido da coordenação do curso, vamos fazer uma palestra sobre o trabalho de prevenção que realizamos no ano passado. Depois, os alunos passam por toda a nossa sede, como o Centro de Operações (CEOP) e a sala dos radioamadores. Os alunos sairão daqui entendendo a importância do trabalho de prevenção para o município”, afirma.

Desde o início do ano passado, esse é o quarto grupo de alunos que visita a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Estudantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da própria Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também já visitaram o órgão municipal.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP