A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai reativar o sistema integrado de comunicação da prefeitura, que funciona através de rádios transmissores, e atende os setores de resposta do município. Nesta sexta-feira (12.01) acontece a troca das antenas que fazem a distribuição de sinal, instaladas no Morin, com o apoio dos técnicos da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER). São 19 rádios transmissores que serão distribuídos entre a Guarda Civil Municipal, Comdep, CPTrans e SAMU.
“Vamos elaborar uma frequência para que todos os setores do município que atendem emergências conversem entre si”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz. “O trabalho em conjunto é fundamental no momento da tragédia. É importante que todos os órgãos tenham a comunicação para agilizar as ações de resposta”, afirma.
O sistema está desativado desde 2016 e volta a funcionar justamente no período em que o município sofre com as fortes chuvas, durante o verão. A ideia é que o equipamento facilite a troca de informação entre os órgãos, e em caso de tragédia, melhore o atendimento à população.
“Acreditamos que essa reforma será fundamental no nosso trabalho de prevenção. Dentro do Plano Verão 2018 de Petrópolis, os órgãos já sabem o que devem fazer. Mas com a comunicação integrada funcionando, vamos atender ainda mais rápido as ocorrências”, afirma o secretário.
Em dezembro do ano passado, a ROER passou a funcionar em uma sala dentro da Defesa Civil. Valério Ricardo Gomes, um dos fundadores e diretor da ROER, destacou a parceria com a Defesa Civil desde a tragédia de 2011 e explicou a importância dos equipamentos estarem funcionando no período de fortes chuvas.
“Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo. Ficamos muito felizes e honrados em contribuir com o sistema da prefeitura como um todo”, afirmou.