Defesa Civil mantém Petrópolis em estágio de atenção e equipes de sobreaviso para possíveis ocorrências

Como medida de prevenção, todas as sirenes foram acionadas com o aviso de chuva forte prevista para as próximas horas.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

As condições do tempo se mantêm instáveis na cidade com a aproximação e passagem de uma frente fria, com a probabilidade de ocorrência de chuva de intensidade moderada a forte, na tarde desta segunda-feira (4). Devido aos registros de chuva ocorridos no último domingo (3), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece em Estágio Operacional de Atenção. Como medida de prevenção, todas as sirenes foram acionadas com o aviso de chuva forte prevista para as próximas horas. As equipes estão sendo reforçadas para o atendimento de chamados de emergência e permanecerá com os agentes em sobreaviso até amanhã (5).

Para hoje, pode haver registro de raios e rajadas de vento intenso, o que pode provocar quedas de árvores e destelhamento de edificações. “Pedimos a população que fique atenta aos informes com os alertas da Defesa Civil. No caso de acionamento das sirenes, se houver a recomendação, que as pessoas se desloquem para os pontos de apoio e não arrisquem suas vidas. Nossas equipes estão de prontidão para o atendimento de ocorrências”, destacou o secretário de Defesa Civil, o tenente coronel Gil Kempers.

A Defesa Civil segue com o acompanhamento constante da previsão do tempo para, além do acionamento das sirenes, possível mobilização dos pontos de apoio nas comunidades. O monitoramento em tempo real pelo Centro Integrado de Monitoramento e Operações (CIMOP) é mais um recurso utilizado pelas equipes para a identificação de situações de risco e, quando necessário, acionamento de demais órgãos de serviços e segurança.

Até o momento, a região de Itaipava é a que registra maior acumulado de chuva, com o registro de 74,25mm/24h. Em seguida está a localidade de Capim Roxo, em Pedro do Rio, com 69,75 mm/24h. Neste domingo, foram registradas cinco ocorrências, sem vítimas. As quatro equipes de plantão se deslocaram para atendimento de chamadas de queda de árvore e alagamentos. Os agentes da Defesa Civil estão de sobreaviso para o suporte a possíveis ocorrências. Em caso de emergência, o número 199 deve ser acionado.


Maiores registros de chuva até o momento:


Itaipava (INEA) – 74,25mm/24h
Capim Roxo – Pedro do Rio (INEA) – 69,75 mm/24h
Posse (INEA) – 69,25mm/24h
Independência (Cemaden RJ) – 63mmm/24h
Nogueira (Cemaden BR) – 61,23mm/24h

Fonte: Ascom PMP

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.