O contingente de 55 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai estar de plantão no feriado prolongado por causa da previsão de chuva no município. Segundo o Climatempo, com a chegada de uma frente fria na tarde desta quinta-feira (15.11) aumentam as chances de temporal com raios no final da tarde e também à noite. Até o dia 20, todo o estado do Rio de Janeiro vai permanecer com bastante nebulosidade. A Defesa Civil está organizada com uma escala de serviço que conta com supervisor, chefe de plantão e agente operacional de prontidão 24 horas. O objetivo é atender de forma mais rápida e eficaz a população em caso de ocorrência.

“O efetivo das equipes de pronto atendimento da prefeitura está de prontidão capitaneado por 55 homens da Defesa Civil. Fizemos um trabalho preventivo o ano todo para minimizar os efeitos das condições climáticas da cidade”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.

A previsão mostra que o tempo vai ficar muito instável durante todo o feriado, com predomínio de céu nublado e chuva em todas as regiões do Estado.  Pode chover forte no Grande Rio e também em Macaé e região serrana. A Defesa Civil municipal alerta que a chuva da semana passada deixou o solo encharcado e por isso a população deve ficar atenta durante todo o feriado.

“A chuva não tem hora para acontecer, então é fundamental que a população esteja atenta. Por conta da previsão, nossas equipes seguem de plantão durante todo o feriado prolongado. Caso seja necessário, assim como aconteceu na semana passada, nossos agentes estarão prontos para atuar”, garante o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente. As sirenes são acionadas segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, explica que os responsáveis pontos de apoio estão de alerta caso seja necessário receber os moradores.

“É fundamental que a população que vive em áreas de risco tenha atenção redobrada. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência. Nossos agentes estão preparados para atender os moradores durante todo o feriado, caso seja necessário”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

Em casos de fortes chuvas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil caso note alguma instabilidade no imóvel ou terreno. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.