O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (02) um alerta sobre a possibilidade de tempestade para 34 municípios do Estado, incluindo Petrópolis. Segundo o órgão, estão previstas chuvas de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 Km/h) e queda de granizo. Por conta disso, todas as equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias estarão de prontidão para atender a população em caso de emergência. São 60 homens e guarnições que estão na base, na Defesa Civil, de prontidão.

A Defesa Civil está em contato direto com os Núcleos Comunitários e também pelas redes sociais. A orientação é para a população ficar atenta e recorrer aos pontos de apoio caso houver necessidade. A primeira orientação da Defesa Civil é para que os moradores não permaneçam em imóveis ou áreas já interditadas pela Defesa Civil. Eles devem procurar local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco.

 “Existe a previsão de chuva para todo o Estado durante essa semana, então é importante que o morador de área de risco tenha atenção redobrada. É importante que a população ligue para o 199 e informe caso tenha alguma ocorrência, já que nossas equipes estão de prontidão para realizar os atendimentos”, afirmou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

Em caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.