Defesa Civil de Petrópolis alerta sobre as condições de instabilidade de encostas

Petrópolis já registra acumulados acima dos 160mm nas últimas 24h, no 1º Distrito.

A Defesa Civil de Petrópolis alerta sobre a instabilidade das encostas e diante do grande volume de água que caiu na cidade nas últimas horas. De acordo com o órgão, o sistema de monitoramento de chuvas do Município de Petrópolis já registra acumulados acima dos 160mm nas últimas 24h, no 1º Distrito.

Estes acumulados de pluviosidade influenciam diretamente sobre a plasticidade dos solos. Índices físicos do solo, tais como grau de saturação e peso específico, que associados às características do relevo do município podem desencadear movimentos mais lentos e contínuos do solo.

Esses movimentos podem ser observados pela inclinação de árvores e postes em direção ao pé do talude. Nas residências tais movimentos podem ser observados pela presença de rachaduras, portas e janelas que não se encontravam presas e que agora sofrem resistência para serem movimentadas.

Áreas com intervenções humanas, principalmente de águas servidas ou mesmo de águas pluviais podem contribuir na saturação do solo e sua possível movimentação.

Caso sejam observadas tais características, entre em contato com a Defesa Civil de Petrópolis através do número 199.

Secretaria Municipal de Defesa Civil – Petrópolis, RJ.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também