Giro Serra

Decoração de natal da Rua Teresa, desenvolvida com pneus velhos, é vandalizada na madrugada desta segunda-feira A iniciativa é uma ação privada e nada tem a ver com o Natal Imperial

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A decoração de natal da Rua Teresa está dando o que falar. Os “bonecos de gelo” e os “Papais Noéis” que enfeitavam as calçadas das Ruas General Osório e Aureliano Coutinho, chamaram a atenção dos petropolitanos e turistas que passaram pelas redondezas nos últimos dias. Os objetos decorativos são verdadeiramente obras de arte e foram confeccionados com materiais descartados, que seriam jogados no lixo. Pneus velhos deram uma cara nova para as calçadas e uma inusitada opção para os enfeites nesta época de natal.

Infelizmente, assim que foi lançado, o projeto foi danificados. Os bonecos de neve e Papais Noéis instalados na Rua Teresa no dia 03 de novembro foram recolhidos depois de sofrer vandalismo. Alguns itens como os narizes dos bonecos foram arrancados durante a madrugada desta segunda-feira (04/11).

Giro Serra

O projeto foi idealizado pelos empresários associados à ARTE (Associação da Rua Teresa) e confeccionados pela empresa Fábrica dos Sonhos, localizada em Petrópolis, com recursos da própria associação.

Lamentamos o que aconteceu. Vamos recolher o material que sobrou, levar para manutenção e reinstalar o mais breve possível”, informa Denise Fiorini, presidente da ARTE.

A ideia é divertida, mas também inovadora considerando a estratégia para atrair populares ao centro comercial.

A sociedade está em um momento de repensar certos costumes e atitudes em relação ao meio ambiente. A moda e a decoração também estão nesse momento. Redescobrindo o que fazer para aproveitar ao máximo o material que já foi industrializado, por exemplo. Decidimos, então, optar por uma decoração sustentável. Vimos a ideia com pneus e gostamos. Geramos menos impacto ao ambiente e ainda cobrimos a Rua do Espírito Natalino”, esclarece Denise.

Na manhã desta segunda-feira o Giro Serra publicou em sua página no Facebook algumas fotos mostrando os bonecos de neve, mas alguns seguidores relacionaram as obras de arte com alguma ação para o Natal Imperial, mas o projeto não tem nenhuma relação com o evento patrocinado pela Prefeitura. A iniciativa é uma ação privada e nada tem a ver com o evento público de final de ano.

O que torna o projeto ainda mais relevante é o uso de material reciclável na elaboração das obras de arte. Elas nos remetem a sustentabilidade e incentiva a população a fazer uso inteligente do lixo.

De acordo com a ARTE, o projeto vai contar com 15 esculturas entre bonecos de neve e Papais Noéis, todos montados com pneus. Para cada boneco são pelo menos 4 pneus utilizados. Pneus que não estão poluindo o meio ambiente e contribuindo para proliferação de mosquitos, por exemplo. O material é recolhido e preparado especificamente para ficar ao ar livre, com vedação e pintura especial.

Nossa decoração foi toda pensada, discutida e aprovada pelos empresários que fazem parte da ARTE. Decidimos investir numa decoração sustentável para lembrar a população que cada um pode fazer alguma coisa para reverter o cenário ambiental em que estamos. Atitudes isoladas, mas que juntas podem mudar o rumo das coisas. Além disso queremos que nossos clientes se sintam acolhidos enquanto estão por aqui e nada melhor do que o Natal para fazer isso”, acredita a presidente da ARTE.

Os bonecos também estão decorando os corredores do Serra Shopping.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

1 comentário
  1. DANIELE Diz

    Instalação de câmeras na Rua Teŕeza melhoraria isso e punições também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.