O Departamento de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria de Educação está ofertando vagas para os cursos gratuitos de História e Turismo de Petrópolis, Técnicas de Redação e Atualização em Língua Portuguesa. As aulas ocorrem semanalmente na Casa da Educação Visconde de Mauá. Podem participar servidores da rede municipal de Educação. Os interessados devem fazer a inscrição através do telefone 2246-8679.

“Todos os cursos oferecidos pelo Departamento de Capacitação e Formação Profissional são gratuitos e as aulas ocorrem sempre após o expediente, para não atrapalhar a rotina das unidades escolares. Os participantes que mantiverem a frequência receberão certificados no final de cada curso”, destaca a secretária de Educação, Samea Ázara.

As aulas do curso de História e Turismo de Petrópolis ocorrem às quintas-feiras, a partir das 18h. O módulo I abordou os temas: a Estrada Real, o circuito turístico e os limites de Petrópolis. Já o curso de Técnicas de Redação ocorre às segundas-feiras, às 18h e a duração é de dez semanas e o curso de Atualização em Língua Portuguesa ocorre às quartas-feiras, às 18h e tem duração de 16 semanas. Entre os temas destacados estão: o novo acordo ortográfico, pontuação, classes gramaticais, função sintática, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, orações coordenadas, orações subordinadas, homônimos e parônimos, prosódia e ortoépica.

“As aulas são dinâmicas. No caso do curso de História e Turismo de Petrópolis, são feitas visitas técnicas nos pontos turísticos com os alunos para tornar as aulas ainda mais interessantes. As inscrições são limitadas e os servidores podem, também, sugerir outros temas de curso para o Departamento de Capacitação e Formação Profissional”, disse a diretora do departamento, Marcia Chiote.