Atividades diferentes do dia a dia, como brincar de bambolê, pique-pega, queimado e cabo de guerra, fazem a diversão das crianças que participam da colônia de férias promovida pela prefeitura no Parque Cremerie. As atividades seguem até sexta-feira (26.01) e tem o objetivo de preencher o horário dos alunos da rede municipal de ensino, além de promover a integração entre jovens de diversos bairros da cidade.

Segundo Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, a ideia é que a colônia de férias aconteça em outros bairros da cidade nas próximas férias de verão. As atividades contribuem para a saúde e o bem-estar das crianças, podendo evitar casos de hipertensão e obesidade.

“Além de preencher o horário das crianças, as atividades contribuem para o desenvolvimento físico, mental e com o bem-estar. É importante destacar a presença de profissionais qualificados, que possuem um papel fundamental no desenvolvimento desses jovens”, afirmou Hingo.

Dois professores e dois estudantes de educação física acompanham os alunos durante as atividades. Enila Santos, professora que coordena a colônia, destacou os principais benefícios para as crianças que participam das atividades. “São brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento psicológico, motor, social e cultural dos jovens. É muito importante que elas estejam com energia para o retorno do período letivo”, disse.

E ter energia para a volta às aulas não vai ser problema. Pelo menos, foi o que garantiu Gabriel Tinoco, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, no Vila Felipe. “Sinto falta dos meus amigos, mas aqui na colônia já pude fazer outras amizades. O bom é que a gente se diverte e brinca bastante”, afirmou.

Héctor de Oliveira, que estuda na Escola Municipal Rosalina Nicolay, também está com saudades da escola, mas queria ter mais tempo de férias. “Brincar aqui no Parque tem muito bom. Eu e meu novos amigos nos divertimos muito no cabo de guerra. Queria ter mais tempo para brincar, mas sei que preciso voltar a estudar”, disse, garantindo que é um bom aluno no colégio.

A iniciativa da prefeitura é inédita e faz parte da proposta da cidade ter diversas atividades durante o verão. “Esse é um desejo antigo da prefeitura. Dessa maneira, estamos cumprindo a nossa função promovendo a cultura e o esporte para as crianças da rede municipal”, disse o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.