Com previsão de 103 atracações, 10 a mais que na última temporada (2017/2018), o turismo marítimo deverá trazer ao Rio de Janeiro mais de 380 mil turistas entre outubro e abril de 2019. A cidade vai receber 28 navios no total, sendo 20 de longo curso.

Na temporada anterior, de 2017/2018, observou-se um aumento do número de viajantes quando comparada à 2016/2017. O secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, vê com otimismo a evolução dos números de embarcações que acrescentaram o estado em sua rota.

  • Segundo estudo da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve um aumento significativo de mais 418 mil cruzeiristas em sete embarcações. Ao todo, a temporada de 2017/2018 movimentou R$ 1,792 bilhão no setor. Estes números só confirmam o quanto a temporada de cruzeiros impacta na economia e até mesmo na geração de empregos nos destinos turísticos e empresas do trade – explicou Nilo Félix.

Já Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá, chama atenção para o crescimento do número de navios de longo curso: serão três a mais do que no ano anterior. Também houve aumento no total de embarcações, passou de 24 para 28 nesta temporada.

  • Voltamos a ter uma temporada de três dígitos. Na última, tivemos 95 escalas e nesta serão mais de 100 – ressaltou o gerente de operações do Píer Mauá.

O primeiro navio a atracar no Píer será o Aida Aura, com capacidade para 1.266 passageiros, no dia 24 deste mês. Até 29 de outubro serão mais quatro embarcações, trazendo cerca de 12 mil turistas.

Oito navios estarão pela primeira vez no Brasil, o que é considerado pelos especialistas, uma conquista para o turismo marítimo do país. A temporada contará ainda com o MSC Seaview, com capacidade para 5,4 mil passageiros. É a maior e mais moderna embarcação a realizar uma temporada nacional.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Crédito da foto: Reprodução da internet