De acordo com o primeiro ciclo do Levantamento de Índice Rápido para Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado na cidade de Petrópolis e que foi divulgado na última semana, houve um aumento na infestação do mosquito causador da Dengue, Zika e Chycungunya no município.
A pesquisa que foi realizada entre os dias 2 e 6 de janeiro deste ano, acabou indicando a conclusão de que o índice de infestação do inseto é de 0,61% na Cidade Imperial, número este maior que o registrado em outubro de 2022, quando o índice estava em 0,6%.
Mesmo com o aumento, este índice encontra-se abaixo do nível máximo tolerado pelo Ministério da Saúde, que é 1%. Apesar disso, este aumento deve servir como um alerta para a população petropolitana tomar mais cuidado e evitar atitudes que proliferem o Aedes aegypti.
Em Petrópolis, dos 5.094 imóveis visitados, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) encontraram focos do mosquito em 31 residências entre o primeiro e o quinto distrito.
Para evitar a propagação do mosquito é importante não manter água parada em local nenhum de sua casa, além de estar sempre realizando a troca da água de suas plantas.
Comentários estão fechados.