© Fernando Frazão/Agência Brasil

Cremerj lança Cartilha de Verão com dicas de saúde

Ilustrado, material traz ainda orientações sobre como evitar doenças mais comuns nesta estação, além da Covid-19 e da gripe
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por conta dos dias de calor mais intenso, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) lançou, nesta semana, em formato on-line, a Cartilha de Verão com dicas para a população aproveitar este período com segurança, sem descuidar da saúde. O material, assinado pela Comissão de Saúde Pública e pela Câmara Técnica de Clínica Médica do conselho, é ilustrado e traz orientações sobre cuidados para evitar doenças mais comuns nesta estação do ano, como insolação, intoxicação alimentar, reações alérgicas, conjuntivite e otite.

A cartilha também alerta para o combate contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika. Além disso, o documento frisa a importância dos cuidados contra a gripe, que, apesar de incomum no verão, tem acometido muitas pessoas, devido à fácil transmissibilidade.

Outro tópico da cartilha é a luta contra a Covid-19. Nela, é relatada a necessidade da intensificação dos cuidados não farmacológicos, como higienizar adequadamente as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações, além de estar com seu esquema vacinal em dia. O documento lembra ainda a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus, que já foi iniciada no estado do Rio de Janeiro.

“São dicas simples que podem ser facilmente praticadas pelas pessoas no dia a dia. O verão lembra férias, dias leves, mas não podemos descuidar da saúde. E ainda temos o agravante de estar durante uma pandemia, o que deve redobrar toda a atenção. Além disso, é sempre importante destacar que, em caso de qualquer sintoma, procure um médico para ter o diagnóstico e o tratamento adequado”, explica o presidente do Cremerj, Walter Palis.

A cartilha está disponível no site do Cremerj para download para toda a população: https://www.cremerj.org.br/informes/exibe/5254

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.