Equipe do Cram estará presente no Centro de Saúde, Cras Centro e no colégio Ensino.com

Comemorado no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher ganhou destaque em Petrópolis, sendo celebrado durante todo o mês. Nesta quarta (07.03), serão realizadas ações ao longo de todo o dia, pelas equipes do Centro de Atendimento e Referência à Mulher (Cram) e do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps-AD). A primeira palestra do dia acontece no curso Ensino.com, às 8h30, com a equipe dos dois órgãos. Continuando as atividades, a equipe do Cram segue para o Centro de Saúde às 10h, e fecha o dia no Cras Centro, às 15h. Já a equipe do Caps-AD realiza em sua sede, na Rua Monsenhor Bacelar nº 492, ações das 9h às 17h.

Nesta quarta, a equipe do Cram realizará palestras explicativas sobre o funcionamento do órgão no Centro de Saúde e no Cras do Centro, às 10h e 15h, respectivamente. Além disso, será realizada, em conjunto com o Caps-AD, palestra no curso Ensino.com abordando a violência, o abuso de drogas e respondendo dúvidas dos presentes.

“A mulher precisa de atenção, precisa de espaço na sociedade, e é exatamente por isso que estamos lutando. O dia da mulher não deve ser apenas momento de celebração, deve ser um dia de reflexão acerca de toda a luta das mulheres ao longo da história. Para isso, Petrópolis terá um mês inteiro de ações voltadas ao público feminino”, frisa Cléo de Marco, coordenadora do Cram.

O Caps-AD irá comemorar neste ano o Dia da Mulher, abordando o tema “Interface da violência contra a mulher e o abuso de álcool e outras drogas”, escolhido devido a dados que mostram o aumento do consumo de álcool entre as mulheres e a necessidade de informar, orientar e tratar os problemas advindos desse comportamento.

“A correlação entre o uso abusivo de álcool e outras drogas pelo homem e as mulheres vítimas de violência é preocupante, e se mostra cada vez maior. Por isso, precisamos abordar este tema e mostrar como a mulher pode sair deste tipo de relação”, destaca Leandra Iglesias, coordenadora do Caps-AD. “Nesta quarta, será realizada oficina de autoestima e palestras sobre violência doméstica, abuso de drogas lícitas e ilícitas e assistência à vítima de violência, todas em nossa sede”, completa Leandra.

Confira a programação do Caps-AD para esta quarta:

9h – Café da manhã

10h – Oficina da autoestima

12h – Almoço

14h – Palestra: A Violência Doméstica

15h – Palestra: INTERFACE DA VCM e abuso de álcool e outras drogas

16h – Palestra: Assistência à Mulher vítima de violência

17h – Encerramento

Dia da Mulher contará com extensa programação nesta quinta-feira

Nesta quinta (08.03), serão realizadas ações durante todo o dia em Petrópolis, como forma de celebração do dia Internacional da Mulher, data comemorada desde meados do século passado. Serão realizadas ações de conscientização, palestras, exposição de artesanato, homenagem a funcionárias públicas e até uma passeata comemorativa da data, entre outros.

Durante todo o dia, estarão presentes na Praça Alcindo Sodré, no Centro, o Ônibus Lilás e barracas do Cerest, Comac, Assistência Social, OAB Mulher, Comdim, Procon e barraca de beleza e técnicas de defesa pessoal. Além disso, a equipe do Cram estará presente realizando panfletagem e explicando sobre o funcionamento do órgão.

“Nossa intenção é levar o máximo de ações positivas à mulher durante este dia, abrangendo várias frentes diferentes. Por isso, a programação do dia está bem recheada, assim como o resto do mês de março”, disse Cléo de Marco, coordenadora do Cram.

No Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, terá início também nesta quinta a exposição de artesanato “Mulheres do Cras”, com peças feitas exclusivamente por mulheres assistidas pelo centro de referência. A exposição acontece até o dia 15.03 e funciona entre as 9h e 16h.

Ainda no dia 08, a equipe do Cram irá ao Caps-AD ministrar palestra sobre o funcionamento do órgão e tirar dúvidas dos presentes, às 16h. Às 18h, na Casa dos Conselhos, acontece o evento Funcionária Destaque, que homenageia funcionárias públicas da cidade. O evento será aberto com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar. Fechando a programação do dia, será realizada passeada do grupo 8M, com concentração às 17h e saída às 18h, na Praça da Inconfidência.

Confira abaixo a programação do mês da mulher:

8/3, quinta-feira

Praça Alcindo Sodré:

Entre 9h e 17h: Barracas Cerest, Comac, Assistência Social, Lei Seca/Compir. OAB Mulher/Comdim, Procon, e barraca da beleza e técnicas de defesa pessoal.

Entre 9 e 17h: Ônibus Lilás

Caps AD:

16h: Palestra Cram

Casa dos Conselhos

18h: Evento Funcionária Destaque às 18h na Casa dos Conselhos com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar

Praça da Inconfidência:

17h: Passeata do Grupo 8M (concentração 17h, saída 18h)

 

10/3, sábado:

Carangola:

9 às 14h: Ação com Ônibus Lilás

 

 

11/3, domingo:

Praça da Liberdade:

10h: Aulão de Zumba – Professor Marlon Derick Fernandes

11h: Banda Marcial Imperial Petropolitana

 

12/3, segunda-feira:

Secretário:

9 às 14h: Ação com Ônibus Lilás

 

13/3, terça-feira:

Casa da Educação:

15h: Palestra com PM em parceria com o Cram para professoras

 

14/3, quarta-feira:

Posse/Brejal:

9 às 17h: Ação com Ônibus Lilás

8h: Grupo de Planejamento Familiar com OAB e Marcia Chiote 8h

 

15/3, quinta-feira:

Cras Corrêas:

11h: Palestra Cram

 

16/3, sexta-feira:

Parque Cremerie:

10h: Aulão de Dança

Esporte Verde:

9 às 16h: Torneio de futebol feminino de 9h às 16h e aulão dedança no Parque Cremerie, às 10h

 

20/3, terça-feira:

Cras Itaipava:

14h: Palestra Cram

 

22/3, quinta-feira:

Praça Alcindo Sodré:

Entre 9h e 17h: Barracas Cerest, Comac, Assistência Social, Lei Seca/Compir. OAB Mulher/Comdim, Procon, e barraca da beleza e técnicas de defesa pessoal.

Entre 9 e 17h: Ônibus Lilás

Escadaria dos Correios:

18h: Apresentação da Banda Marcial Dragões do Império

 

24/3, sábado:

 

Praça da Inconfidência:

15h: Apresentação dança alemã

 

26/3, segunda-feira:

Ação com Ônibus Lilás

 

28/3, quarta-feira

Madame Machado:

11h: Ação com Ônibus Lilás

14h: Palestra Cram no Cras Madame Machado

Centro:

Adesivação de carros