A CPTrans vai realizar, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.01), um teste de trânsito na Rua Montecaseros, no Centro. A operação vai acontecer no período da tarde e vai contar com mudanças pontuais e em horários distintos, visando estudar alternativas para melhorar a fluidez do tráfego e diminuir a retenção de veículos, principalmente, nos cruzamentos com as ruas Fabrício de Matos e Paulino Afonso.

Um levantamento da CPTrans apontou que a Rua Montecaseros chega a receber, em períodos de pico, mais de 1,6 mil veículos por hora. Destes, cerca de 160 são ônibus. Para o diretor técnico e operacional da Companhia, Luciano Moreira, a operação será importante para que a CPTrans analise possíveis formas de desafogar o trânsito na região.

“Serão mudanças pontuais, por curtos períodos de tempo e em horários diferentes. Vamos ver como serão os reflexos das alterações e definir se essas mudanças poderão ser definitivas”, disse Luciano.

O principal teste ocorrerá no acesso e saída da Rua Fabrício de Matos. Os motoristas que estiverem saindo do Centro Histórico não poderão fazer a conversão à esquerda, sendo necessário seguir pela Rua Montecaseros e retornar na Rua Carlos Gomes. Já quem sair do bairro Valparaíso deverá acessar a Rua Montecaseros no sentido Centro. Os motoristas que tiverem como destino os bairros Mosela e Bingen, por exemplo, terão como opção retornar na Rua Frei Rogério, atrás da igreja do Sagrado Coração de Jesus, ou na Praça Rui Barbosa, a Praça da Liberdade.

Outra fase do teste vai ocorrer para os veículos que seguirão do Bingen com destino aos distritos. Os motoristas serão orientados a acessar a Rua Francisco Manoel até a Avenida Piabanha.

“Temos o objetivo de melhorar a mobilidade nas áreas de conflito no trânsito. Este é mais um dos testes e outros estão previstos para outras regiões da cidade. Com base nestes estudos, podemos verificar onde há mais destes conflitos e buscar as alternativas para minimizá-los”, explicou o presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

A Companhia vai utilizar gradis, pedestais e placas para sinalização das vias. Agentes estarão no local orientando os motoristas. A operação poderá ser adiada caso não haja condições climáticas favoráveis.

Operação Binário visa melhorar trânsito nas Duas Pontes e Ponte Fones

Estão previstos para acontecer nos dias 31 deste mês e 1º de fevereiro testes, também, nas ruas Coronel Veiga, Olavo Bilac e General Rondon, no Quitandinha. Segundo a CPTrans, os técnicos vão avaliar mudanças que poderão ser feitas para melhorar a fluidez do trânsito nos cruzamentos das Duas Pontes e da Ponte Fones. De acordo com a Companhia, a previsão é que mais de oito quilômetros de vias tenham alguma intervenção nesta etapa dos estudos.