A CPTrans irá realocar as vagas destinadas à idosos e deficientes que foram suprimidas em áreas onde houve fechamento de ruas ou inversão de mão para a Bauernfest. A companhia já providenciou placas de trânsito móveis para a demarcação em locais provisoriamente a fim de manter garantido os espaços destinados a esses públicos. Os locais serão informados pelas equipes da CPTrans nos dias de festas. Os novos pontos terão a acessibilidade necessária para facilitar a mobilidade. Para que os veículos estacionem nessas vagas é preciso está corretamente identificado com o selo indicativo.

Outro ponto garantido durante a festa são os estacionamentos nas áreas ao redor do evento. São mais de 1.600 vagas de rotativos em áreas já demarcadas e em pontos extras como a Barão do Rio Branco aos sábados, domingos e no feriado pelo Dia do Colono (29), no lado par da Avenida Koeler todos os dias de festa e não apenas no sábado, além do serviço de valet oferecido no estacionamento da prefeitura na sexta (22.06), de 18h a meia noite; no sábado (23), de 9h a meia noite e, no domingo (24), de 9 às 22h, na quinta-feira (28), véspera do feriado pelo Dia do Colono, de 18h a meia noite. Já no feriado o funcionamento acontece de 9h a meia noite e, no domingo, de 9 às 22h.

“Com o número de vagas ampliado evitamos que as pessoas fiquem nas ruas dando voltas em busca de vagas e, consequentemente, isso diminui possíveis retenções geradas por excesso de carros. Serão mais de 800 vagas no dia a dia, com reforço de mais de 800 aos fins de semana e no feriado, quando tradicionalmente o número de visitantes é ainda maior. Com mais de 320 mil pessoas passando nos 10 dias de festa é importante termos áreas para o estacionamento desses veículos nos arredores do evento”, informa o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

As vagas funcionarão como rotativo e terão horário ampliado nas ruas do entorno da festa, de 8 às 22h. A intenção é evitar a cobrança irregular em áreas proibidas, o que também pode prejudicar o trânsito. O valor cobrado no entorno da festa será de acordo com a área utilizada (branca R$ 2,50 a hora e azul R$ 3,50 a hora), sem limite de tempo. As ruas que funcionarão nesse sistema são a Rua da Imperatriz, Pátio da Catedral, Raul de Leoni, Irmãos D’Angelo, Nelson de Sá Earp, Miguel Deister, os dois sentidos da Roberto Silveira e os dois da Presidente Kennedy, 7 de Abril, Montecaseros, Frei Rogério e Francisco Manoel. Haverá, ainda, de segunda a sexta, vagas na Avenida Tiradentes e a possibilidade de utilização da área em frente ao Relógio das Flores, além da Koeler e Barão do Rio Branco.

Os parquímetros, equipamento utilizado para o pagamento do rotativo e regularização do serviço, estarão abertos no entorno dos locais da festa de 8 às 22h. Os controladores estão todos aptos a fazer o acréscimo de crédito ou regularização, independente do ponto onde o veículo tenha estacionado – não é preciso colocar o bilhete emitido a vista no veículo. Além de ficarem próximos às vagas também haverá controladores em pontos fixos próximo no fim da Alfredo Pachá, na Praça da Liberdade e Praça da Águia. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou moedas, mas a opção mais fácil é a utilização do aplicativo DigiPare, disponível em todas as plataformas, onde é possível fazer a recarga com cartão de crédito. O motorista também pode optar pelos canais virtuais, como internet (www.estarpetropolis.com.br), central de atendimento por telefone (0800 941 3444) ou ainda SMS (27317).

O estacionamento fechado da Rua do Imperador irá funcionar com horário ampliado no feriado do Dia do Colono e aos domingos de 8 às 22h. Nos demais dias mantém o funcionamento normalmente.