CPTrans amplia em 66% o número de vagas destinadas aos idosos Número passou de 65 para 108

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Idosos contam, agora, com 108 vagas para estacionamento gratuito nas áreas demarcadas em Petrópolis. O crescimento é de 66,16%. As vagas anteriores foram reorganizadas e 43 novos espaços implementados em diversos pontos da cidade. A intenção da reordenação é garantir maior qualidade desses espaços em áreas próximas ao comércio e pontos estratégicos da cidade. O projeto, antes de executado, recebeu a chancela dos conselhos de Idosos e Pessoas com Deficiência.

Para realizar as melhorias, a equipe da CPTrans realizou o levantamento quantitativo e qualitativo das vagas existentes, levando em consideração se o espaço onde estão atualmente é compatível com a legislação, possui obstáculos para acesso, entre outras questões. Em casos em que foram constatados problemas com vagas, como falta de segurança para o desembarque, por exemplo, ela foi suprimida, e outra, próxima e segura, instalada.

“As mudanças nas vagas para idosos foram pontuais e levou, inclusive, os anseios dos conselheiros em conta para sua realização. Além disso, além de aumentar em números os números de vagas, elas estão, agora, em locais mais adequados. Entendemos que isso é importante porque chegamos a encontrar vagas de deficiente demarcadas em ladeiras, por exemplo, enquanto que há alguns metros dali existia espaço em área plana, propicia para implementação”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

O acréscimo de vagas também entra nas normas da legislação, que estabelece mínimo de 5% do total para estacionamento de idosos. O número, no entanto, agora é superior a esse percentual, já que são mais de 94 vagas de um total de 1881. No caso das vagas para deficientes, elas já superam os 2% determinados pelo estatuto da pessoa com deficiência, no entanto, permanecendo em 62. Porém, agora, em locais com rampas acessíveis próximos e em áreas adequadas para o desembarque.

Novas vagas foram disponibilizadas na Rua Teresa, por exemplo, principal polo de modas da cidade. O Bosque do Imperador teve sua vaga realocada para um ponto mais próximo ao comércio, diminuindo as distâncias no trajeto principal dos usuários. Também receberam novas vagas áreas a Rua Floriano Peixoto, Barão de Teffé, Padre Siqueira e Alfredo Pachá, entre outros pontos.

Procedimento para garantir direito a uma das vagas

Para parar em uma das vagas destinadas a idosos é necessário ter o cadastro atualizado na CPTrans. Para isso, é só comparecer à Rua Alberto Torres 115, Centro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. É necessário ter mais de 60 anos, levar a documentação do veículo, carteira de habilitação, comprovante de residência e preencher um formulário no local. A renovação é feita anualmente e o idoso recebe um comprovante que deve ser mantido no painel do veículo para utilização da vaga por até três horas.

Já para deficientes físicos, a renovação é a cada cinco anos. O procedimento é semelhante, mas exige laudo médico atualizado comprovando a doença. A carteira de habilitação tem que ser do próprio deficiente ou da pessoa responsável por dirigir para ela.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.