Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

Covid-19: Prefeitura inicia nesta semana vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades

Também é importante a apresentação do cartão de vacinação.

A Prefeitura de Petrópolis começa nesta quinta-feira (06/05) a vacinação de gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê há até 60 dias) maiores de 18 anos que tenham algum tipo de comorbidade e residem em Petrópolis. Para este público, não será necessário o preenchimento de cadastro junto à Secretaria de Saúde. Para a vacinação bastará que as mesmas se apresentem em um dos 10 pontos de vacinação contra a covid-19 disponíveis na cidade portando documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e laudo ou comprovante médico confirmando a gestação ou puerpério, bem como o tipo de comorbidade. Também é importante a apresentação do cartão de vacinação. A Secretaria de Saúde frisa, ainda, que aquelas que se vacinaram contra a influenza (gripe) devem respeitar o período de 15 dias entre uma vacina e outra.

“Estamos seguindo as determinações do Ministério da Saúde, incluindo as gestantes e puérperas nesta fase da vacinação. Vamos iniciar este trabalho com gestantes e puérperas que têm comorbidades e, em seguida, vamos vacinar também aquelas que não têm, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização”, informou o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que também será iniciada nesta semana a vacinação de demais pessoas com comorbidades (conforme detalhado no Plano de Imunização do Ministério da Saúde), incluindo, aí, renais crônicos em diálise e pessoas com mais de 18 anos com síndrome de down.

Hoje Petrópolis tem 61.877 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 20,1% da população da cidade. “Em Petrópolis, a vacinação vem avançando com planejamento e responsabilidade. Os lotes recebidos para segunda dose foram reservados pela Secretaria de Saúde para serem usados para este fim. Com isso todas as pessoas vacinadas na cidade têm a segunda dose garantida”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Outros públicos que serão vacinados a partir desta semana
A Secretaria de Saúde irá ampliar ainda a vacinação para pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos, pacientes renais crônicos e pessoas com comorbidades. Como o público com comorbidades é maior, a vacinação será feita levando em conta a faixa etária, começando por pessoas acima de 58 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, todo este público deverá se cadastrar para a vacinação.

Trabalhadores da Saúde
A Secretaria de Saúde iniciou nesta terça a vacinação de trabalhadores da Saúde com mais de 40 anos. Para a vacinação, estes trabalhadores devem preencher cadastro no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), informando a atividade que desempenham na área de Saúde. No momento da vacinação, além de documento de identidade com foto e CPF, o trabalhador deve apresentar comprovação da atividade descrita no momento do cadastro. A vacinação deste público é feita na Casa da Educação Visconde de Mauá.

A Secretaria também mantém aberto o cadastro para a vacinação de idosos com mais de 60 anos. A vacinação está sendo realizada das 9h às 16h no Petropolitano Futebol Clube, na Rua Roberto Silveira (Centro); Clube Palmeira (Itamarati), Casa de Portugal (Quitandinha), Escola Municipal Josemar Contage (Corrêas), e ainda em sistema drive thru no campus da UCP Benjamim Constant (Centro); área externa do ginásio da UCP, no Bingen; Parque Municipal em Itaipava; e G1 do Hipershopping, no Alto da Serra. A vacinação também está disponível no antigo PSF da Posse, com horário diferenciado, das 10h às 15h.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também