Cidades inteligentes, que investem em novas tecnologias estão no centro do debate sobre segurança pública. E Cotia (SP), na região metropolitana de São Paulo, desponta neste cenário por aderir a um sistema inovador, desenvolvido pela Helper Tecnologia, que monitora e atende situações de emergência, remotamente e de forma interativa, inibindo a ocorrência de crimes e otimizando o emprego de recursos públicos.

Os totens de 4 metros de altura, batizados de Postos Eletrônicos de Inteligência em Segurança Pública, foram instalados em pontos estratégicos da cidade e serão apresentados ao público, em cerimônia oficial, no próximo dia 20 (sábado), tornando praças, ruas, pontos turísticos e regiões mais seguras e atrativas economicamente.

De acordo com o prefeito de Cotia (SP), Rogério Franco, a solução faz parte de uma série de políticas públicas municipais que visam elevar a qualidade de vida da população, com a ajuda de tecnologia embarcada nos variados níveis da administração e transformando Cotia “na cidade do amanhã”.

Por sua presença ostensiva e roupagem da Guarda Municipal, o equipamento tem como principal função prevenir e inibir a criminalidade, disparando alertas, propagação de mensagens educativas e comando de voz remoto, chamando a atenção das pessoas e orientando pedestres, motoristas e ciclistas.

Os postos são capazes de capturar imagens, em longa distância, num raio de 360 graus, em alta definição e baixa luminosidade (à noite), realizando gravação contínua e transmissão de imagens, voz e dados para um centro de controle de inteligência em segurança pública.

Com a solução, os agentes municipais poderão, por exemplo, identificar situações suspeitas, oferecendo reforço às patrulhas que fazem monitoramento físico no local. E o cidadão será capaz de interagir com o centro de controle, acionando um botão de emergência, que cria um canal de interação em tempo real com a Guarda Municipal, dando assim agilidade ao atendimento.

“O desejo dos moradores de uma cidade é saber que estão sendo protegidos pelo poder público e essa tecnologia veio para somar esforços ao efetivo policial, num trabalho de inteligência e combate ao crime”, destacou o diretor comercial da Helper Tecnologia, Edison Endo.

Com identidade visual das forças policiais, que lhe atribui presença e um caráter altamente ostensivo e preventivo, os Postos Eletrônicos de Inteligência em Segurança Pública têm elevado os níveis de segurança em diversas outras cidades do país onde a solução já foi implantada, com resultados extremamente satisfatórios.

Mais informações: helpertecnologia.com.br