A programação esportiva do Natal Imperial começa no próximo sábado (01.12) com a corrida e caminhada noturna do circuito Fun and Run. A largada será na Prefeitura, às 21h, para um percurso de cinco quilômetros passando pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico que estarão decorados durante o período natalino. A ideia dos organizadores é proporcionar um evento festivo, mas sem perder o nível de competitividade exigido pelos atletas de Petrópolis. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, através do site do evento: www.circuitofunandrun.com.br.

“Desde o início da nossa gestão, implementamos atividades físicas nos principais eventos comemorativos da cidade. Dentro da programação do Natal Imperial, contamos com três corridas de rua, modalidade mais democrática do mundo. Nosso objetivo é combater o sedentarismo e oferecer atividades que possam envolver toda a família”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O circuito Fun and Run foi criado em Niterói com o objetivo de atender as datas festivas da cidade, como o Carnaval e o halloween, oferecendo também atividades esportivas. A etapa em Petrópolis é inédita e os organizadores esperam reunir mais de mil corredores na prova do próximo sábado.

“Priorizamos a estrutura do evento, oferecendo o máximo de conforto para os participantes. O segundo ponto mais importante é a diversão dos corredores. Queremos que o atleta esteja alegre e satisfeito, aproveitando o percurso nos principais pontos do Natal Imperial. Mas também não podemos esquecer daqueles que estão na corrida para competir”, explicou Rodrigo Isaac, organizador do circuito.

A programação esportiva segue no domingo, com a corrida de rua infantil Imperial Kids. A largada para o evento será na Praça Dom Pedro, às 9h, em percursos de 100, 200 e 400 metros, de acordo com a idade de cada atleta mirim participante. O evento ganhou nova data por causa da chuva que atingiu a cidade no Dia das Crianças.

“A ideia é que a população entenda os benefícios da prática esportiva e que se torne um hábito na vida das pessoas. Por isso é fundamental que a gente incentive desde cedo os jovens da cidade”, explica o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes, garantindo que a prefeitura aumentou a oferta de atividades físicas na cidade, com o objetivo de combater o sedentarismo.

Também no dia 2 de dezembro, acontece o 1º campeonato municipal de futsal para surdos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. O torneio vai mobilizar cerca de 50 atletas da cidade em quatro equipes, que jogam entre elas para decidirem o vencedor. O objetivo do governo municipal é usar o esporte como ferramenta de inclusão social.

“A prática esportiva promove a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A ideia é contribuir para a inclusão social e no desenvolvimento desse grupo. Acreditamos no esporte também como forma de demonstrarem seu potencial”, explica Hingo.

A outra corrida de rua da programação do Natal Imperial acontece no dia 19 de dezembro, com a 7ª edição da Noel Runners. O evento solidário acontece em um único bloco de atletas, para que todos os participantes comecem e terminem o percurso juntos. Bastante tradicional na cidade, a prova tem como objetivo arrecadar doações para cinco instituições carentes, sendo assim, todos os corredores devem doar 1kg de alimento não perecível no dia da corrida.