Será realizada no próximo domingo (21.10) a Corrida e Caminhada Master de Petrópolis. A largada será às 8h, na Rua Bingen, em frente à Universidade Estácio de Sá. São dois percursos: seis quilômetros para os corredores e 2,5 para quem for na caminhada. A expectativa dos organizadores é que cerca de 250 atletas participem da prova, que vai arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados para a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

A Corrida e Caminhada Master de Petrópolis é a última que vale pontos para o ranking municipal dos corredores de rua, criado neste ano pela prefeitura. Seis provas fizeram parte da premiação, que vai premiar em dezembro os cinco atletas mais bem colocados no geral e por categoria – de acordo com a idade – somando os resultados das corridas.

“É uma forma de valorizarmos os atletas da cidade. Também é um incentivo para que mais pessoas participem das corridas de rua que acontecem na cidade. As equipes de corrida de rua aprovaram essa novidade, que contribuiu para que mais gente participasse das provas”, pontuou o prefeito Bernardo Rossi.

Após a largada em frente à Estácio, os corredores seguem em direção à Rua Paulino Afonso, entrando na Rua Francisco Manoel e retornando na 1ª ponte, pegando as Ruas Carlos Gomes e Bingen, retornando na ponte da Rua Bingen sentido Centro, retornando ao local de largada. O trânsito na região vai ficar todo em meia pista.

“A Corrida e Caminhada Master de Petrópolis é uma das provas mais tradicionais do nosso calendário e reconhecemos a importância do evento, que tem como objetivo ajudar a APPO, que realiza um trabalho importante na cidade. Acredito que a população vai comprar a ideia mais uma vez, participando da corrida. É importante lembrar que ela é a última que vai contar pontos para o ranking municipal dos atletas”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, garantindo ainda que o trânsito vai ficar em meia pista durante a prova, para a segurança dos participantes.

Hélio de Oliveira, organizador da corrida, explica que conheceu a APPO após sua irmã ter sido acompanhada pela instituição durante um tratamento contra o câncer. Corredor de rua há mais de 40 anos, ele criou a Corrida e Caminhada Master para reunir os seus amigos da corrida e ajudar a APPO.

“Sou corredor de rua desde os anos 70, por isso resolvi fazer uma prova com o objetivo de ajudar a uma instituição que conheci o trabalho de perto. Esperamos que a edição deste ano seja um grande sucesso, como foi nos outros anos. A parceria com a prefeitura é importante para que a gente tenha uma prova tranquila, com todo o suporte necessário para o evento”, afirmou Hélio.

  Ranking municipal dos corredores de rua

Em janeiro deste ano, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) aprovou a criação desse ranking para os atletas que participam das corridas de rua do município. A proposta é valorizar os atletas de alto rendimento da cidade e motivar a participação de mais pessoas nas provas que contam, em média, com mil pessoas. O ranking atualizado está disponível no site da prefeitura.

Provas que valem pontos para o ranking neste ano:

01/05 – Corrida do trabalhador

16/06 – XC Run

22/07 – Etapa Tecno Day do Circuito Desafio

16/09 – Petrópolis-Itaipava

29/09 – Petrópolis Night Run

21/10 – Corrida Master