Mais de mil atletas participaram da Corrida do Trabalhador, tradicional corrida de rua que marca o feriado de 1º de Maio (Dia do Trabalhador), em Petrópolis. Organizada pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer, o evento teve também um viés de solidariedade, com a arrecadação de mil latas e pacotes de leite em pó que serão doados para instituições de caridade.

 

“A prática de esportes dá mais qualidade de vida para as pessoas, e por isso é importante valorizarmos as ações neste sentido. Temos hoje o Agita Petrópolis, por exemplo, que atende mais de mil pessoas em 11 localidades diferentes. A participação crescente de atletas nas corridas de rua mostra que estamos no caminho certo”, pontua o prefeito Bernardo Rossi.   

 

“No ano passado, quase 15 mil pessoas participaram das 28 corridas de rua que ocorreram em Petrópolis. É um esporte que cresce cada vez mais. Promover provas como essa é promover a saúde e também a solidariedade”, completa o superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

 

O sol e a temperatura agradável ajudaram os atletas a espantar a preguiça. Os irmãos João Victor e Diego Matos são corredores assíduos das provas realizadas na cidade e ficaram exaustos, porém contentes com o desempenho na Corrida do Trabalhador.

 

“Participamos de quase todas as provas no ano passado e essa é a primeira de 2018. Mas já queremos participar das seguintes”, disse Diego, que é engenheiro agrônomo. “Sempre buscamos animar um ao outro para não perder a forma. Nos preparamos muito. Questão de saúde, principalmente”, completou João Victor.

 

A largada aconteceu na sede da prefeitura, às 7h30, e seguiu pelos belos cenários do Centro Histórico, como a Avenida Koeler, a Praça da Liberdade, Rua do Imperador e Avenida Ipiranga. Durante o trajeto, foram dois postos de hidratação para os corredores.

 

Entre os homens, o primeiro colocado foi o atleta José Gutemberg Ferreira, da equipe Pé de Vento, com o tempo de 16min58s. Vera Betânia Basílio foi a melhor entre as mulheres com o tempo de 20min59s.

 

Ranking municipal dos corredores de rua

A Corrida do Trabalhador foi a primeira prova a dar pontos para o ranking municipal de atletas. Além dela, outros seis eventos no município somam pontos para a tabela: Petrópolis-Itaipava, XC Run, Corrida do Palácio Amarelo, Desafio By Day, Petrópolis Night Run e Corrida Master. No final do ano, os corredores mais bem colocados serão premiados pela prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer.

 

Em janeiro, o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL) aprovou a criação desse ranking para os atletas que participam das corridas de rua do município. A proposta é valorizar os atletas de alto rendimento da cidade e motivar a participação de mais pessoas nas provas que contam, em média, com mil pessoas.

 

Os melhores classificados na Corrida do Trabalhador foram:

Divulgação / Ascom PMP

 

Masculino:

1º – José Gutemberg – 16min58s

2º – Guilherme Ademilson Anjos – 17min19s

3º – José Eloy – 17min21s

4º- Tiago Lima da Silva – 17min29s

5º – João Marcos Silva – 17min31s

 

Divulgação / Ascom PMP

 

Feminino:

1º – Vera Betânia Basílio – 20min59s

2º – Luiza Taquechel Moreira – 21min22s

3º – Isis Costa da Silva – 21min55s

4º – Raíssa Santa Rosa – 22min11s

5º – Letícia Jochem Ribeiro – 22min19s

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Divulgação / Ascom PMP