COPBEA alerta: animal apreendido em via pública só é liberado após pagamento das taxas, mesmo com a presença do dono

Do contrário, o bicho é encaminhado ao curral de apreensão, em Seropédica.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Depois que um animal de grande porte é apreendido em via pública, ele só é liberado após a emissão e o pagamento das taxas de apreensão e de transporte. Isso acontece mesmo que o proprietário compareça no local da ocorrência. Do contrário, o bicho é encaminhado ao curral de apreensão, em Seropédica. O alerta é da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA).

Foi o que aconteceu na última quinta-feira, 23/09, quando a Guarda Civil Municipal apreendeu um cavalo solto na Rua Oliveira Lima, na Fazendinha, atendendo a denúncia registrada na Ouvidoria Geral, e acionou a equipe da COPBEA.

“O proprietário apareceu logo depois que a apreensão foi feita. Quando isso acontece, o animal só é liberado após a emissão de guias e o pagamento das taxas de apreensão e de transporte, já que animal solto em via pública é uma infração prevista em lei. Foi o que aconteceu nesse caso. Até porque esse cavalo era visto com frequência perambulando pelas ruas do bairro, mas quando a fiscalização chegava, ele já havia sido recolhido pelo dono”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA.

Animais de grande porte como cavalos, bois, burros e mulas que permanecem em via pública são apreendidos e conduzidos ao curral de apreensão, onde ficam sob guarda por até 7 dias. Para reaver os animais, os donos devem fazer contato com a Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames. Depois desse prazo, se não houver retorno do proprietário, os bichos poderão ser leiloados, vendidos ou doados, conforme previsto em lei.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.