Petrópolis recebe neste fim de semana mais uma etapa da Copa Rio Serra Open de voo livre de asa delta. A competição está marcada para começar às 11h na rampa do Parque São Vicente, tanto no sábado (28.07), quanto no domingo (29.07). Esta é a terceira etapa do campeonato, com as categorias Esporte – pilotos com asas secundárias e Elite com equipamentos de performances para pilotos mais experientes. Estão inscritos 30 pilotos para o evento.

As provas são definidas no dia da competição, de acordo com as condições meteorológicas, de vento e intensidade, por uma comissão técnica escolhida pelos próprios pilotos. O desafio dos pilotos é criar uma rota para as coordenadas determinadas pelos técnicos. O participante que completar a prova em menos tempo é o vencedor.

O juiz de computação que veio de São Paulo, especialmente para a prova, irá analisar o equipamento do piloto, verificando se o mesmo, obedeceu todas às coordenadas estabelecidas pela comissão. O percurso termina em Xerém, no pé da serra de Petrópolis. Participam também, um juiz geral que coordenada todo o evento e a equipe de apoio.

“Esta é a terceira etapa do torneio em Petrópolis. É um evento para toda família, e é muito importante ter este campeonato no município, que atrai atletas de várias regiões do país”, afirma o superintendente de Esportes e Lazer da cidade, Hingo Hammes.

As distâncias das provas são determinadas pela condição meteorológica do dia, são de 50 até 100Km. No inverno as competições são menores, e duram uma média de 2 a 2 horas de voo.

“A previsão meteorológica para domingo é de ventos fortes, mas acreditamos que as provas ocorrerão normalmente. Petrópolis tem a melhor condição de voo do Estado. Esperamos um grande público nos dois dias de competições”, contou organizador do evento, Geraldo Magela, conhecido como “Lalado”.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis