Seguem abertas as inscrições das equipes nas categorias sub-9 e 17 da Copa das Comunidades. Os times que representam o Bairro da Glória e a Comunidade do Castelo já confirmaram a participação no torneio nas duas faixas etárias. O torneio de futebol society começa a ser disputado em novembro, com as partidas sendo realizadas aos sábados, sempre em cada uma das comunidades participantes. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (24) 97402-7107. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

A ideia dos organizadores é integrar as crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais dos bairros na cidade, contribuindo para que permaneçam praticando a modalidade nos bairros e nas quadras comunitárias. Neste momento, o torneio acontece em três categorias: sub-11, 13 e 15. Até o final do ano, serão mais de 500 pessoas envolvidas nas atividades, entre atletas, professores e voluntários, que disputam 228 partidas, contabilizando mais de 100 horas de jogos.

“O futebol é uma ferramenta que abre portas e pode garantir um futuro melhor para os jovens da nossa cidade”, afirma Fabian Oliveira, organizador da Copa das Comunidades, explicando também que a proposta do torneio é agregar na formação de cada criança e adolescente.

“A ideia é movimentar os bairros e motivar os jovens que participam de projetos sociais em seus bairros. Teve criança dizendo que nunca havia saído do seu bairro e que conheceu um lugar novo graças ao torneio. Além disso, também é uma maneira de auxiliar na formação deles”, disse Fabian.

No sub-11, a liderança do campeonato está com os meninos que representam a comunidade do Chapa 4. Entre os jovens até 13 anos, a equipe do bairro Roseiral está em primeiro. No 15, o Vila Unida é o time com maior de número de pontos. Todas as crianças e adolescentes que disputam a competição serão premiados com uma medalha pela participação no final do torneio.

Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, explica que a prefeitura quer fomentar a prática esportiva nos bairros e que a Copa das Comunidades também tem esse objetivo. A prefeitura mantém outras ações esportivas em diversos bairros, como o Agita Petrópolis e o Festival das Comunidades.

“Desde cedo, os jovens precisam ser estimulados a realizar alguma atividade física. O esporte é ferramenta fundamental na prevenção de doenças, garantindo mais saúde e qualidade de vida, além de contribuir na formação do indivíduo. A Copa das Comunidades está sendo um sucesso nos bairros e o nosso apoio é uma demonstração que acreditamos no potencial dos meninos”, afirma Hingo.

Copa das Comunidades na categoria adulta

Entre os adultos, a Copa das Comunidades segue com jogos ao longo dessa semana. Na quinta-feira, a equipe do Lopes Trovão recebe o São Sebastião a partir das 20h30. Também na quinta, no Siméria de Baixo, a equipe da casa enfrenta o Morro da Cocada, às 20h30, e na sequência o Alto da Serra joga contra o Indaiá. A liderança da categoria está com a equipe do Siméria de Baixo, que venceu todos os seus três jogos.