Coordenadoria de Bem-estar Animal resgata dois cavalos no Retiro Animais foram encaminhados para o curral público da Guarda Civil em Itaipava

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma operação organizada pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), em conjunto com agentes da Secretarias de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), da Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Guarda Civil resgatou dois cavalos abandonados na Rua Dr. Hermogênio Silva, no Retiro, na tarde de segunda-feira (23.10). Os animais foram encaminhados para o curral público de apreensão de animais de grande porte da Guarda Municipal, que fica em Itaipava.

O secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi foi quem flagrou os animais nas ruas e acionou os demais órgãos.

“A nossa principal preocupação foi garantir a segurança, tanto dos motoristas que trafegavam pelo local, quanto dos próprios animais. A presença deles ali poderia causar em acidente. Mas com um trabalho em conjunto dos órgãos da prefeitura, conseguimos fazer o resgate dos animais rapidamente”, disse Djalma.

Elisabete Amorim, coordenadora do Bem-estar Animal da prefeitura, afirma que os animais serão avaliados pelo veterinário da Secretaria de Meio Ambiente e que passarão por exames para saber o estado de saúde de cada um.

“Primeiro os cavalos passam por exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e de Mormo. O resultado sendo negativo, acontece a microchipagem desses animais, dando entrada oficial no curral. No futuro, quando forem adotados, podemos acionar o dono caso aconteça o abandono”, explica Elisabete.

Em julho deste ano, o curral de Itaipava passou por melhorias, como o corte da gramado, a limpeza das baias e a renovação do estoque de alimentos e medicamentos. Estão previstas a troca dos postes de iluminação e a reforma do alojamento dos funcionários do local. O espaço atende, neste momento, cinco cavalos.

“Além disso, já realizamos a compra de 200 microchips para identificação dos animais que ficarem abrigados no Curral. Todas as melhorias são pensadas no bem-estar do animal que chega ao local. Estamos trabalhando com todo o carinho para oferecer a melhor estrutura possível”, disse a coordenadora da Cobea.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.