Contribuintes que quiserem garantir um desconto de 9% no Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU-2018) devem quitar a cota única do IPTU até esta quinta-feira (25.01). O calendário da cota única prevê ainda 7% de desconto para contribuintes que quitarem o imposto até 20 de fevereiro e 5% para aqueles que optarem pelo pagamento até 20 de março. Os 115.453 carnês já foram  distribuídos pelos Correios, mas a emissão do boleto pode ser feita também pela Internet, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), ou ainda presencialmente, no Centro de atendimento montado pela Secretaria de Fazenda, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

“Quem puder quitar o imposto em cota única estará garantindo um bom desconto e sobre tudo ajudando a prefeitura a prestar serviços que são fundamentais para o funcionamento da cidade e para o dia a dia das pessoas, como a aquisição de remédios para distribuição nos postos, a qualidade da merenda servida aos nossos alunos, a limpeza urbana e outras ações importantes, como a pavimentação das ruas, por exemplo”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

No Centro de atendimento do Centro de Cultura, o contribuinte conta com uma estrutura especial de atendimento para emissão da 2ª via do boleto: são oito guichês funcionando com uma equipe treinada para agilizar o serviço. Além da emissão de segunda via do boleto do IPTU deste ano, o contribuinte consegue retirar também a segunda via para o pagamento do imposto do ano passado (2017). O espaço abriu as portas na segunda-feira (22.01) e permanecerá funcionando por 90 dias – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

“É um sistema de atendimento que disponibilizamos no ano passado e que funcionou muito bem, pois fica em uma área central da cidade, ou seja, facilita o acesso a todos os contribuintes”, considera o secretário de Fazenda Heitor Maciel Pereira, destacando que a opção pelo atendimento no andar térreo, tem o objetivo de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção.

Nos dois primeiros dias de funcionamento, 677 contribuintes estiveram no Centro de atendimento do Centro de Cultura para emitir a segunda via do boleto para pagamento do imposto. Deste total, 325 buscaram o serviço na segunda e 352 nesta terça-feira (23.01).

A emissão dos boletos pode ser feita ainda pela internet. Para tanto, basta que o contribuinte acesse o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), clique à direita no ícone “IPTU” e em seguida informe no número de inscrição do imóvel.

Dos 115.435 carnês que estão sendo distribuídos pelos Correios, 91.009 são referentes a imóveis já construídos (imposto predial), outros 24.426 são referentes a terrenos (imposto territorial).