Daqui a três dias será iniciado o 23° Jogos Olímpicos de Inverno, a competição será realizada na cidade de Pyeong Chang na Coreia do Sul, no nordeste asiático.

A primeira edição desta competição foi realizada no ano de 1924 na cidade de Chamonix, na França, com o intuito de promover os esportes no gelo e separá-los dos jogos olímpicos de verão, mais conhecidos pelo grande público.

As principais modalidades da competição são: Bobsleigh, Combinado Nórdico, Curling, Esqui Cross Country,Hóquei no gelo, Patinação Artística, Patinação de velocidade, Salto em Esqui e Patrulha Militar.

Em 1940 e 1944 os jogos foram cancelados em função da Segunda Guerra Mundial, países como Rússia, Canada, França, Inglaterra e Itália e Estados Unidos já receberam ao menos uma edição da competição.

O Brasil não tem um inverno rigoroso, com direito a neve como a maioria dos países europeus e tampouco como alguns vizinhos como Chile e Argentina, mesmo assim desde os jogos de 1992, realizados em Albertville na França, o país manda ao menos um representante regularmente, para a competição.

Apesar de ter um inverno menos rigoroso do que o de Portugal, onde chega a nevar, o Brasil foi o primeiro país de língua portuguesa a participar da competição, até hoje o país não conseguiu obter medalhas e nem vencer provas.

(imagem retirada do portal DW)