Por Gabriel Barbosa
Muitos não sabem a origem do primeiro povoado que morou na cidade de Petrópolis e nem sabem que a região que hoje constitui o território da Cidade Imperial já foi habitada por uma população indígena.
Até o século XVIII, os Índios Coroados residiram na região onde hoje denomina-se o município de Petrópolis, tanto que, naquela época, os portugueses apelidaram o local como “Sertão dos Índios Coroados”.
Os índios que habitavam o território eram chamados de coroados, devido o seu corte de cabelo. Acredita-se que eles cortavam os cabelos de maneira a formar uma espécie de coroa enrolada no alto da cabeça.

Primeiros contatos
De acordo com as historiografias, os primeiros contatos com esta população indígena datam do ano de 1730. Tendo sido descoberto que a origem do povoado se dá dos puris. Além disso, a região de Petrópolis só começou a ser habitada por não indígenas com a descoberta do ouro em Minas Gerias, pois o caminho do ouro passava pela região.
Moradia e Alimentação
Os corados tinham suas habitações construídas com madeira e cobertas com folhas e bambus. O povo se alimentava praticamente apenas de frutas, tendo a caça que sempre foi uma prática tradicional da maioria das tribos, como uma fonte secundária de conseguir alimentos.
Isto mostra que Petrópolis detinha no passado uma grande variedade de frutas que foi se perdendo com o avanço da urbanização e a permissão anos depois de construções em locais irregulares e de proteção ambiental.
Costumes
Diversas pesquisas apontam que o grupo guerreava entre si de forma constante, principalmente devido sua índole feroz e nos combates com outros grupos indígenas, com comportamento cruel na maioria das vezes.

Um outro costume bastante peculiar deste povo, é que as mulheres eram escravizadas pelos homens, tendo 100 homens para um número de 30 mulheres. Devido ao crescimento da colonização, aconteceu com os coroados o mesmo que com outras populações indígenas ao redor do Brasil, foram dizimados.
Comentários estão fechados.