Confira as antigas profissões que permanecem ativas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho em seus variados segmentos já teve muitas opções profissionalizantes, entre elas, as disputadas vagas para telefonistas e datilógrafos que eram uma das atividades que mais agregava em seu currículo.

Mas com o tempo essas profissões foram sendo extintas, dando espaço a era industrial onde as pessoas passaram a ser substituídas por máquinas.

Atualmente, podemos observar muitas profissões que surgiram para aquecer o mercado, a partir da iniciativa de desburocratização para abertura de novos negócios.

O segundo semestre de 2019, por exemplo,  foi marcado por mais de 500 mil aberturas de empresas, mostrando quanto o empreendedorismo está presente na vida de muitos brasileiros.

No entanto, algumas profissões antigas podem ser vistas como atividades recentes de muitas pessoas, além do retorno de outras, com uma nova visão para empreender.

A nova versão das barbearias

Uma das profissões que ainda podem ser vista com muita frequência, são as barbearias, onde apresentam o barbeiro profissional em uma versão de espaço.

Diante disso, a profissão que até um pouco tempo atrás parecia extinta, hoje volta com tudo em um espaço de cuidado com a aparência do homem moderno e também oferecendo um lugar de descanso e descontração.

As barbearias ganham um lounge bar, com direito a cervejinha gelada e jogos para interagir com outros clientes a espera do atendimento.

Esse novo espaço garante maior qualidade no atendimento, fidelização de clientela e marketing para o seu negócio, diferenciando dos demais estabelecimento.

 

Lojas de consertos e reparos ainda são opções

Outras profissões que pareciam extintas eram os sapateiros e relojoeiros, que ofereciam seus serviços através de estabelecimentos no centro das cidades ou em sua própria casa nos bairros.

Apesar disso, hoje a moda do faça você mesmo está super em alta, e no que diz respeito a conserto de relógios, reparos em bolsas e também de sapatos, algumas pessoas ainda atuam na prestação de serviço para este mercado.

A moda do consumo consciente é reflexo dessa demanda, fazendo muitas pessoas a repensarem sua forma de consumir produtos.

 

Profissionais do vestuário 

Ainda falando sobre consertos e reparos, os profissionais do vestuário ainda podem ser vistos em grandes e pequenas cidades.

Isto reflete na demanda por uma moda autêntica, capaz de abrir espaço para o empreendedorismo dentro do ramo têxtil.

Apesar de todo avanço das oportunidade para novos negócios, o medo da mudança ainda é um fator influenciador na tomada de decisão para empreender.

Sendo assim, costureiras e alfaiates estão cada vez mais desaparecendo do mercado de trabalho, e os poucos que ainda existem, têm que pensar em alternativas de produção própria para se manter no mercado.

 

Do barman ao açougueiro de boutique de carne

A moda da comida gourmet sem dúvidas trouxe uma nova visão para a culinária, com produtos alimentícios saborosos em uma nova maneira de servir.

Neste sentido, a profissão barman ainda pode ser vista em bares e estabelecimentos noturnos, onde o profissional prepara uma apetitosa e autêntica bebida.

Os drinks e coquetéis passaram a ser oferecidos em formato de arte, com misturas mais sofisticadas e elaboradas com ingredientes especiais. 

Já nas boutiques de carnes, trazem uma nova versão de cardápios mais selecionadas, com cortes diferenciados a maneira que o cliente demandar.

Além disso, esses espaços oferecem tipos de carnes que são mais difíceis de encontrar em supermercados.

É uma forma singular de apresentar seu negócio, aproveitando as oportunidades dos novos comportamentos dos consumistas atuais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também