O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD) acaba de lançar o concurso para definir a logomarca do Conselho. Além de escolher a arte que identificará todas as ações do conselho, a iniciativa tem como objetivo divulgar as ações do conselho no ambiente escolar e estimular a participação dos alunos da rede municipal nas atividades desenvolvidas pelo CMPD.

Pode participar do concurso qualquer aluno do ensino fundamental II (6ª ao 9ª ano), regularmente matriculado em qualquer escola municipal. O Conselho encaminhará para as escolas o regulamento e a ficha de inscrição, que deverão ser preenchidas pelos alunos participantes do concurso. Os interessados devem apresentar o Desenho/Logotipo em papel A4, com a devida ficha de inscrição grampeada no verso. Cada aluno poderá participar com um desenho.

O desenho escolhido será usado nas peças institucionais do CMPD, como folder, cartazes, impressos e envelopes. A entrega dos trabalhos ocorrerá até a data limite de 12 de março, conforme horários e determinações fixados por cada escola.

“É importante que as escolas incentivem os alunos a participarem do concurso. Além de mostrar as habilidades artísticas de cada um deles, o concurso os aproximará do conselho que discute as políticas públicas sobre a prevenção às drogas, ou seja, um forte aliado das escolas nessa luta”, afirmou a secretária de Educação Interina, Samea Ázara.

Segundo o regulamento, cada uma das escolas participantes será responsável por criar uma Comissão de Avaliação. A seleção feita pela escola chegará a um desenho que será remetido à Secretaria de Educação, até o prazo máximo de 23 de março, às 16h. O trabalho escolhido deverá estar identificado com a ficha de cadastro preenchida e assinada pelos responsáveis do aluno dentro de um envelope com o nome da escola.

A seleção dos trabalhos vencedores acontecerá no dia 18 de abril em Reunião Ordinária do CMPD (às 18h na Casa dos Conselhos). Os trabalhos vencedores serão apresentados na II Conferência Municipal de Política sobre Drogas, prevista para acontecer em abril, em uma data que ainda será confirmada. O primeiro lugar no concurso ganhará um tablete (patrocínio FMP/FASE), o segundo um cesto de Livros (patrocínio Editora Vozes) e o terceiro um vale compras ou produto esportivo.

Os trabalhos serão julgados pela Comissão Avaliadora que será composta pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Política sobre Drogas. Serão observadas a originalidade, a criatividade, a disposição gráfica e a relação temática com o Conselho Municipal de Política sobre Drogas. Não serão aceitos desenhos/logotipos impressos de revistas ou impressos da internet.

“Pensamos no concurso como uma forma de aproximar os alunos do conselho, já que os Conselhos Municipais são uma ferramenta da sociedade civil e a prevenção tem que começar desde pequenino. Nada mais lúdico do que criar, desenhar, ou seja, se expressar através da arte. A premiação também foi pensada nessa forma, relacionando a tecnologia, através do tablete, cultura e educação com o cesto de livros e o esporte, com a disponibilização de um item esportivo. Os três segmentos que são muito importantes nos trabalhos de prevenção”, afirmam a presidente do CMPD, Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez.

Ainda segundo Victória com a aproximação, o Conselho espera maior participação dos jovens nas ações de prevenção. “Esse é um passo para nos aproximarmos desse público. Queremos ouvi-los, saber o que eles querem, precisam e o que falta fazer para que eles se sintam parte dessa discussão. O concurso é o início dessa parceria”.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis