Como lavar as roupas para combater o coronavírus? Entretanto, os cuidados com as roupas usadas na rua, principalmente em locais de aglomeração como mercados e farmácias, também geram preocupação.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O combate ao coronavírus gera dúvidas sobre os processos corretos de higiene para evitar a sua disseminação. Algumas delas têm sido muito faladas, como lavagem das mãos e limpeza doméstica. Entretanto, os cuidados com as roupas usadas na rua, principalmente em locais de aglomeração como mercados e farmácias, também geram preocupação.

A contaminação do vírus no organismo acontece, efetivamente, pela boca, nariz e olhos e o contato com peças contaminadas pode colocar em risco a saúde das pessoas. Para evitar qualquer possibilidade de transmissão, é necessária a lavagem das roupas usadas na rua ou em área de contágio o quanto antes.

Lavar roupas em tempos de coronavírus continua da mesma forma. “Não é necessário buscar por nenhum produto específico para a lavagem das peças, nem mudar o processo, como deixá-las de molho, quando se usa a máquina. O sabão em pó ou líquido comum, já usado antes, é suficiente para fazer a higienização”, explica André Karadi, engenheiro químico e analista do negócio de Home Care da BASF.

Se possível e sua máquina incluir essa opção, Karadi recomenda usar o modo mais quente de lavagem e que a secagem também seja feita em altas temperaturas ou quando o sol estiver a pino.

Existem algumas indicações caso a roupa seja lavada à mão. Karadi recomenda que fiquem de molho em uma bacia durante cinco minutos antes do processo seguir normalmente. Se usado sabão em barra, passe o produto nas roupas e deixe agir por um tempo também.

As peças vindas da rua podem ser lavadas junto com outras usadas em casa. No entanto, André alerta que devem ser limpas o quanto antes para evitar que contaminem outras roupas e ambientes. “Ao chegar em casa, é recomendado também tomar banho para eliminar qualquer contaminação do vírus que tenha sido feita pelo contato com a roupa”, aconselha o técnico.

Para manusear essas peças vindas da rua, é importante se proteger usando luvas ou lavar as mãos imediatamente depois do contato. E, para garantir que não haja a contaminação, limpe o cesto que depositou essas roupas antes de serem lavadas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.