A Comlurb recolheu 50 toneladas de resíduos das áreas interna e externa do Parque Olímpico, no quinto dia de Rock in Rio. Dessas, 20 toneladas de recicláveis foram entregues às cooperativas de catadores e 30 toneladas transportadas para a Estação de Transferência do Caju para serem segregados, com os orgânicos utilizados na produção de composto orgânico e os rejeitos levados para a Usina Verde, onde serão transformados em energia. Desde o início do Rock in Rio, já somam 215,7 toneladas recolhidas. A limpeza dos banheiros foi um dos pontos de destaque do evento e o público colaborou mais, descartando corretamente seu lixo.

As equipes da Comlurb estão cumprindo todos os requisitos necessários para promover conforto e segurança ao público do evento. Nos banheiros, por exemplo, quatro garis, a cada dez minutos, retiram o lixo  para garantir o asseio, além de repor o papel higiênico,  toalhas e limpar o ambiente. A operação  funciona antes, durante e após o evento. O serviço depois do encerramento dos shows começa às 6h e antes das 11h já está encerrado. As equipes atuam com eficiência e agilidade. O trabalho realizado ao longo da noite e madrugada prepara todas as áreas para a limpeza final da manhã, quando é feita a lavagem dos gramados e demais espaços, deixando tudo limpo antes da abertura dos portões.

Os garis trabalharam na parte interna, se revezando em três turnos, com apoio de diversos veículos, como caminhões coletores, mini ônibus,  mini basculante, caminhões-pipa, caminhões varredeiras,  vans lava-jato, além de sopradores. Contêineres para resíduos recicláveis e  orgânicos estão distribuídos em todo o parque, à disposição da plateia, para que o lixo seja descartado de forma correta. As equipes da Comlurb foram treinadas para atuar no gramado, banheiros, praças  de alimentação, área VIP, palco, camarins e backstage. Os garis escalados para o serviço na área VIP, palco, camarins e outras locais especiais usam uniforme diferenciado na cor preta. Nem um pequeno papel escapa dos olhos atentos dessa equipe.

Limpeza externa

A área externa do Rock in Rio também conta com grande esquema de limpeza e recolheu 8,2 toneladas de resíduos nessa sexta,quinto dia de shows. A operação contou com 120 garis, divididos em três turnos, com apoio de sopradores, caminhões coletores,  basculantes,  varredeiras mecânicas e carros pipas.  Para que o lixo fosse descartado de forma correta pelo público, dezenas de contêineres estavam posicionados nas proximidades do Parque Olímpico e nos acessos.