Comitiva de cidade de Portugal visita Petrópolis

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Uma comitiva da cidade de Viana do Castelo, em Portugal, visitou Petrópolis neste domingo (18.03) para estreitar laços com o município. Liderados pelo presidente da Câmara de lá, José Maria Costa – que aqui é o equivalente ao prefeito da cidade, a comitiva conheceu dois dos principais atrativos da cidade: o Museu Imperial e o Museu Casa de Santos Dumont. O grupo veio ao Brasil para assinar o acordo de germinação entre Viana do Castelo e a cidade do Rio de Janeiro.

A solenidade aconteceu na última sexta-feira (16.03), na Casa do Minho, criada no Rio para divulgar a tradição da região do Minho, em Portugal, e a gastronomia portuguesa. No dia 1° de março, a Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a germinação da cidade com a capital do estado. O acordo tem o objetivo de intensificar o intercâmbio e o fluxo turístico entre as cidades.

Como a história de Petrópolis se confunde com a de Portugal, graças à família real, a comitiva decidiu estreitar os laços também com a Cidade Imperial através de passeios culturais promovidos pela Casa do Minho. “Estamos encantados com a cidade. Sem palavras para descrever, estou boquiaberto. A população daqui é felizarda por ter aqui esse palácio e todo esse acervo”, destacou José Maria Costa, ao sair da visita ao Museu Imperial, onde foram recebidos pelo diretor do Museu, Maurício Ferreira.

Na Casa de Santos Dumont a comitiva também ficou encantada com a relação do inventor com a cidade e todas as peculiaridades de sua casa de veraneio. Para a prefeitura de Petrópolis, a visita da comitiva é uma grande oportunidade para iniciar um relacionamento entre as cidades. “Temos uma comunidade portuguesa em Petrópolis muito grande, e é importante estreitarmos essa relação. Aproveitamos a visita deles para convidá-los também para a nossa Festa de Portugal, que vai acontecer em maio”, explica o assessor de Marketing da Turispetro, Marcelo Florencio.

“Petrópolis já é cidade irmã de Sintra, também em Portugal. E o município só tem a ganhar aprofundando as relações culturais e de turismo entre as cidades, já que a nossa história está tão ligada à deles”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

Também participaram da visita o presidente da Casa do Minho, Agostinho dos Santos, o presidente da fundação Santoinho, Valdemar Cunha, entre outros.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.