Comissão ouve nesta terça presidente da Eletrobras sobre privatização da empresa

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Hédio Júnior

A comissão especial que analisa o projeto de lei de privatização da Eletrobras na Câmara dos Deputados vai ouvir nesta terça-feira (17) o presidente da estatal, Wilson Ferreira Júnior. A participação do executivo na reunião do colegiado é considerada prioritária pelo governo e pelo relator da comissão, deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia. À frente da companhia desde julho de 2016 e atuante no setor de energia elétrica desde 1995, Wilson é conhecedor do ramo e defensor a venda de ações da Eletrobras para o mercado aberto.

A estatal é a maior companhia de capital aberto da América Latina. Seu projeto de privatização é uma das prioridades do governo do presidente Michel Temer neste último ano de mandato. A expectativa do Executivo é arrecadar R$ 12,2 bilhões com a venda de ações da empresa. Pelo modelo proposto, o governo federal manterá a maior parte das ações, cerca de 40%, mas deixará de ser o acionista majoritário, ou seja, terá menos do que 50% das ações da companhia. Nenhum outro acionista, porém, poderá concentrar mais de 10% de cota da empresa, cada um.

A arrecadação com a venda de parte da Eletrobras estava prevista no orçamento do Executivo este ano, mas acabou sendo retirada enquanto o projeto não é efetivamente aprovado. De acordo com o presidente da comissão especial de desestatização da Eletrobras, Hugo Motta, do PRB da Paraíba, há dois pontos importantes que o presidente da companhia de energia poderá esclarecer.

“Primeiro, é o real estado da empresa, o que motivou o governo a tomar essa decisão. Termos uma noção real do que acontece no dia a dia da empresa. E a segunda situação mais importante, na minha avaliação, é para o futuro da empresa, acontecendo o processo de desestatização, o que o país, o que o setor e, principalmente, o que os consumidores irão sair ganhando com esse processo”, explicou.

A participação de Wilson Ferreira Júnior na reunião da Comissão de Privatização da Eletrobras, na Câmara dos Deputados, está prevista para as duas e meia da tarde desta terça-feira.

Fonte: Agência do Rádio Brasileiro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.