Em conjunto com as banderinhas do Brasil por conta da Copa do Mundo, as cores da Alemanha também enfeitam o comércio da cidade. Principalmente hotéis e restaurantes do Centro Histórico e arredores estão envolvidos com a 29ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que será aberta nesta sexta-feira (22.06) e vai até o dia 1º de julho. Além da decoração, alguns pólos gastronômicos preparam pratos especiais inspirados na culinária germânica. As lojas também não ficam de fora da homenagem aos colonos e ruas como a 16 de Março e a Rua Teresa já começaram suas ações inspiradas no evento. O comércio da cidade espera aumentar em até 40% o movimento em comparação a outras épocas do ano.

“É muito importante que toda cidade se envolva com a festa. Esse é o maior evento do calendário de Petrópolis. Atraímos turistas de todo país, isso aquece a economia do município. O visitante que vêm à cidade por causa da Bauernfest e gosta do que encontra acaba voltando em outras ocasiões. E os petropolitanos são os anfitriões dessa grande festa”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Nos restaurantes, principalmente os que ficam no entorno dos palcos principais do evento, a expectativa é de aumentar o movimento entre 30% e 40% nos 10 dias de festa em comparação a outras semanas “comuns” do ano. O Luigi, que apesar de ser um restaurante de massas, fica em frente à Praça da Liberdade e costuma aumentar o movimento no período da Bauernfest. “Todos os anos a gente decora o restaurante com as cores da festa. O movimento aumenta muito. Costumamos ter um aumento de cerca de 40% nessa época. Até antes mesmo da festa começar o movimento já é melhor porque muitos turistas chegam antes”, explica a analista financeira Karoline Palma.

Já conhecido pela tradição alemã, a Choperia Geheren, que fica a poucos metros da festa, também já entrou no clima enfeitando sua fachada. O movimento é tão grande no período que eles vão estender o funcionamento do local. “Aos domingos nós não abrimos, mas durante a Bauernfest vamos funcionar normalmente também aos domingos. Costumamos ter um aumento de cerca de 25% a 30% no movimento”, disse o proprietário, Rodrigo Reuther.

Valparaíso Gourmet e Itaipava também apostam na festa

Não são só os restaurantes do Centro Histórico que entram no clima. No Valparaíso Gourmet, os estabelecimentos preparam cardápios especiais com pratos inspirados na comida alemã.

O Armazém 646, por exemplo, está divulgando o joelho de porco assado com batata e aipim fritos, arroz, farofa e banana à milanesa. Segundo o proprietário, Armando Rodrigues, é importante que o comércio também se envolva com a festa. “Também vamos enfeitar a frente do restaurante para participar da festa. É importante fazermos essa divulgação para atender o movimento de turistas que fica hospedado na região”, frisa.

Outros restaurantes que integram o Valparaíso Gourmet também estão com pratos alemãs no cardápio, como o Sá Carola, com nhoque e lasanha com a linguiça alemã; o Xodó Contemporâneo, com buffet com carnes e embutidos, além de pães e queijos, iniciando às 13h; a Willemsen Confeitaria, com apfelstrudel e outros doces; entre outros estabelecimentos.

Os integrantes do Valparaíso Gourmet também estão fazendo um voucher com desconto de 10% para turistas hospedados em hotéis, pousadas e hostels de Petrópolis de 22 de junho a 19 de agosto, que serão entregues nos meios de hospedagem para os turistas pegarem e apresentarem nos restaurantes participantes da promoção.

 Já em Itaipava, o Shopping Arcádia vai promover “Uma Tarde Germânica”. O evento será realizado no dia 30 de junho, no Cantinho Alemão (Deutsche Leckerhafen), localizado no Mall do Shopping. Haverá Oficina Antigas Delicias, com degustação, às 15h; Curiosidades da Colonização Germânica, às 15h40; o 1º Concurso de Tortas Clássicas, às 16h; o Lançamento e tarde de autógrafos do livro Antigas Delícias &Histórias de Petrópolis, das autoras descendentes de colonos, Renata Pertot e GorethKling, às 16h30; e divulgação do Concurso de Tortas Alemães Clássicas: Floresta Negra, às 17h.

Polos de moda com atrações culturais e decoração especial

A homenagem aos colonos alemães vai se espalhar também pelos pólos de moda. Na Rua Teresa, os empresários estão organizando uma Vila Gastronômica com decoração especial, DJ, pintura de rosto e distribuição de brindes, próximo ao número 122 da rua. “Será uma mini Bauernfest. É muito importante também nosso envolvimento com a festa porque esse período é um segundo Natal para nós. Aumentamos o movimento em cerca de 30%”, ressalta a empresária Nathália Mendes, da Dossiê, que também faz parte da comissão que representa 200 marcas da rua.

A Vila Gastronômica vai funcionar a partir deste sábado, de 9h às 18h, e no domingo de 10h às 16h. A partir de semana que vem a feira começa já a partir de quinta-feira.

 Empresários do pólo de modas ainda vão disponibilizar transporte exclusivo, grátis, para clientes Bauernfest x Rua Teresa, saindo da Rua Alfredo Pachá (perto da Cervejaria Bohemia) e chegando na Rua Teresa, no número 142.

Na Rua 16 de Março, haverá decoração temática na rua e no pórtico, além de estandartes. As lojas participantes do projeto também estão aderindo e colocando a vitrine em clima da Bauernfest. O pólo de modas também vai receber programação cultural, como a apresentação da banda Marcial Wolney Aguiar, no dia 23 de junho, às 16h.