Comemorações dos 95 anos da Guarda começam domingo com caminhada

As comemorações dos 95 anos da Guarda Civil, que serão completados no próximo dia 12 de junho, começam já no próximo domingo (07.07). A corporação vai promover uma caminhada em um percurso de 2,5 km entre o Circuito de Esporte e Lazer (altura do número 1.300 da Av. Barão do Rio Branco) até o Parque Natural Ipiranga, que é cuidado pelo Grupamento Ambiental da instituição. A caminhada começa às 9h e, no encerramento, será feita uma apresentação com os animais do canil da Guarda, no Parque.

Este será o primeiro evento de uma semana com grande programação para marcar os 95 anos. No dia seguinte (08.07), terá início a campanha de doação ao Banco de Sangue Santa Teresa. Na terça (09.07), será encerrada a mobilização para arrecadar alimentos para instituições de caridade. Ainda estão previstas solenidades na Câmara e na própria sede da Guarda, esta última no próprio dia do aniversário, e um culto evangélico. O encerramento das comemorações acontece no domingo seguinte (14.07), com uma nova apresentação dos cães, dessa vez na Praça da Liberdade.

“A Guarda Civil de Petrópolis é uma das mais antigas do país e está cada vez mais fortalecida, tendo um papel ainda mais importante para a segurança da cidade. São 95 anos de muita história e de excelentes serviços prestados para a população. A comemoração dessa data com uma vasta programação mostra o tamanho da Guarda para o nosso município”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

“Nós queremos comemorar esses 95 anos ao lado da população e fazendo ainda mais pelos petropolitanos. Por isso, teremos alguns eventos abertos aos moradores, em que eles poderão participar em conjunto com os agentes, a começar pela caminhada. Dessa forma, também estaremos iniciando nossa caminhada rumo ao centenário da nossa Guarda”, destaca o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Para a caminhada, a Guarda Civil convida todos os participantes a vestirem a cor símbolo da corporação e que estampa os uniformes dos agentes, azul. Depois de percorrer o Circuito de Esporte e Lazer, Rua 13 de Maio e Av. Ipiranga, os participantes acompanharão uma demonstração dos cães da Guarda, orientada pelo coordenador técnico do canil, Leandro Lopes. Ele vai mostrar o trabalho de detecção de drogas e de cinoterapia.

Na segunda-feira, toda a população poderá doar sangue ao Banco de Sangue Santa Teresa, até o dia 14. O espaço funciona de 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen. Podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes. As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia, só podem doar após seis meses da realização da intervenção.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment