Philippe de Castro Lourenço é advogado especialista em direito processual civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC.

Comemoração: 11 de agosto, dia do advogado

A advocacia é uma das mais antigas profissões existentes
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A advocacia é uma das mais antigas profissões existentes, surgiu na Suméria, três milênios antes de Cristo.

Para ilustrar ainda mais esse quadro, os primeiros advogados existentes em registros históricos são Moisés e Jesus Cristo.

Moisés quando atuou bravamenre em defesa de seu povo no êxodo,e, com a mesma bravura, Jesus Cristo que atuou para que Maria Madalena não fosse apedrejada.

Em relação a uma nova ordem, surgiu, com o Imperador Justiniano, que então governava o império Bizantino, tendo em vista que começou a exigir que todo advogado fosse registrado para poder atuar em defesa de interesses.

No Brasil, nosso grande passo foram junto a “Ordenações das Filipinas”, criadas em Portugal,  atendendo ao desejo de Dom Pedro I, para que o Brasil obtivesse suas próprias Leis.

As Ordenações das Filipinas, trazia em seu bojo, a necessidade de 8 anos de estudo jurídico para que o advogado pudesse atuar na “Casa da Suplicação.”

Após toda evolução histórica da profissão, através de sua criação em território nacional, a instituição sui generis Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, surgiu após a revolução de 1930, no governo Getúlio Vargas.

Como bem disse o jurista Paulo José da Costa Jr, “o advogado é o defensor dos direitos ofendidos, o detentor dos segredos invioláveis e o guardião dos interesses sociais”.

Advocacia não é profissão para covardes, conforme afirmou o nobre Sobral Pinto.

Parabéns ao dia 11 de agosto de 2021, dia do advogado.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.