Foto: Reprodução da Internet

Começam as obras nas arquibancadas Leste e Oeste do Pacaembu

As arquibancadas laterais do estádio passarão por intervenções para abrigar novos camarotes, áreas de eventos, hospitalidade, além de novos sanitários e áreas de alimentação
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores do Estádio mais tradicional do país, a Concessionária Allegra Pacaembu iniciou hoje as intervenções nas Arquibancadas Leste e Oeste. Após a renovação, essas estruturas abrigarão camarotes, espaços para eventos e hospitalidade, novos sanitários e áreas de alimentação.

O primeiro passo será a demolição parcial das arquibancadas, que hoje são estruturas simples, apoiadas nos taludes laterais e que serão removidas para a criação de novas áreas no Complexo. As escavações e contenções serão realizadas durante o ano de 2022, conforme o cronograma de intervenções apresentado à Prefeitura de São Paulo. “Após o término das contenções, as arquibancadas laterais serão reconstruídas com a mesma geometria das originais, conforme projeto aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e nas secretarias municipais”, informa o arquiteto e diretor da Concessionária Rafael de Carvalho.

O projeto das contenções será realizado utilizando um conjunto de elementos estruturais, com destaque para: estacas raiz; paredes de concreto projetado; e tirantes definitivos. Após a conclusão das paredes de contenção, serão executadas as fundações e as demais estruturas de concreto armado das novas arquibancadas. “Estamos tomando todos os cuidados para garantir a estabilidade das estruturas que fazem parte do estádio”, afirma Paulo Coutinho, engenheiro responsável pelas obras.

“As intervenções são pensadas para aproveitar ao máximo os espaços dentro do Complexo do Pacaembu, mas com cuidado para preservar sua identidade. Queremos melhorar o nível de conforto, segurança e tornar o Pacaembu acessível, proporcionando uma experiência positiva dentro do estádio”, explica Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

Obras em andamento

As obras de reforma, restauro e modernização no Complexo do Pacaembu foram iniciadas em 29 de junho de 2021, seguindo projeto aprovado pelos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio histórico e pelas Secretarias Municipais competentes. O complexo será inteiramente restaurado, respeitando e renovando o belíssimo conjunto arquitetônico original de 1940.

Um Edifício Multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção no Complexo. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo de internacional de investimentos.

O edifício terá, ainda, um centro de eventos e convenções para até 9 mil pessoas e um amplo estacionamento em seu subsolo, além de um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação e uma unidade da Galleria Continua. O Complexo contará também com restaurantes, cafés, bares, lojas e escritórios. Uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua faz parte do projeto e sob as arquibancadas laterais, serão criados amplos espaços, para elevar o conforto de torcedores e usuários e um desses espaços será ocupado por uma arena de eSports.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.