Começam as obras do Theatro D. Pedro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O prefeito Bernardo Rossi vistoriou o início das obras no Theatro D. Pedro, cujo trabalho dos operários começou nesta sexta-feira (25.10). A reforma a princípio está no anexo do atrativo, mas vai contemplar toda a estrutura do patrimônio histórico, que há 16 anos não passava por uma grande obra. No projeto está prevista a revitalização da infraestrutura do prédio, como a revisão das instalações elétricas, recuperação do sistema de ar condicionado, adequação para acessibilidade, conserto de infiltrações, entre outras melhorias. Todo o serviço vai custar R$ 1.686.000,00, com a maior parte dos recursos provenientes de emenda parlamentar.

            “É uma conquista para a cidade o início dessas obras, tão aguardadas principalmente pela classe artística, mas por toda a cidade. É uma intervenção com recursos federais que vai garantir a preservação desse importante patrimônio do município. Estamos trabalhando, fazendo pelo turismo, trazendo grandes eventos, mas também cuidando do nosso patrimônio”, frisa o prefeito, acompanhado do vice-prefeito Baninho.

            A responsável pelo serviço é a empresa Studio G, vencedora da licitação realizada em julho. A obra também vai contemplar a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico e terá diversas fases. “São muitos profissionais envolvidos, é uma obra com muitos detalhes. Começamos pelo anexo para depois avançar para todo o prédio, inclusive a fachada. São várias especialidades que estarão envolvidas aqui, como para os acabamentos, restauração, pintura, sistema hidráulico”, explicou o arquiteto responsável, Luis Mendonça.

“É uma belíssima atitude de ter a preocupação para que seja mantido esse teatro tão significativo para Petrópolis e até para o Brasil”, completa o arquiteto.

Inaugurado em 2 de janeiro de 1933 pela família D’Ângelo, atualmente, o teatro conta com 500 lugares divididos em platéia, balcão e camarotes. O teatro foi construído unindo estilos arquitetônicos e decorativos de art-nouveau e art déco. A decoração interna reúne estilos geométrico, mitológico e futurista, como flores com corolas viradas para baixo. O espaço passou por pequenas intervenções também entre os anos de 2009 e 2011.

“É um equipamento importantíssimo para a cultura do município, palco de grandes espetáculos, onde se apresentaram renomados nomes do nosso cenário nacional e até internacional. Além de ser um prédio histórico, que faz parte da história da nossa cidade”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

A visita também foi acompanhada pelo Secretário de Turismo, Marcelo Valente; o Superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberger; a gerente do Theatro D. Pedro, Débora Lattouf; entre outros.

Obras também no Palácio de Cristal

Outro patrimônio do município, o Palácio de Cristal também passa por obras.A empresa Ponta do Céu Urbanização Construções e Paisagismo foi a vencedora da licitação para o serviço de reforma do atrativo e já está instalando o canteiro de obras no local. O trabalho, que vai custar R$ 1.144.768,83, conta com a reforma dos banheiros, acessibilidade e iluminação dos jardins. Os trabalhadores começaram a chegar nesta terça-feira (22.10).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.