O rosa das flores de cerejeiras já começa a se destacar por diversos pontos da cidade. Árvores em locais como Vale dos Esquilos, Retiro, Nogueira e Brejal já iniciaram o rápido período da florada – que dura cerca de 15 dias. Com isso, Petrópolis dá início ao seu Circuito das Cerejeiras, mais um atrativo turístico da cidade, que costuma chamar a atenção de moradores e visitantes. O período também é uma boa oportunidade para quem pretende participar do 1º Concurso Municipal Amador de Fotografias de Cerejeiras. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (1º.08), junto com a abertura do Bunka-Sai, no Palácio de Cristal. Mas, quem não conseguir uma foto recente, pode inscrever fotografias de outros anos, desde que tenham sido feitas em Petrópolis.

O concurso será realizado no encerramento da festa, no domingo (05.08), às 17h. Para a categoria “adulto”, o autor da melhor foto vai ganhar como prêmio um rodízio com acompanhante no restaurante Sakura. Aliás, Sakura é como são chamadas as cerejeiras no Japão. Já o campeão da categoria “infantil” leva seis meses de curso prático de desenho de mangá. As inscrições podem ser feitas durante o período do Bunka-Sai e as fotografias ficarão expostas na festa.

“É importante ressaltar que uma das exigências do concurso é que a foto tenha sido tirada na cidade de Petrópolis, mas nada impede que os candidatos levem fotos tiradas em outros anos. Eles devem escolher sua melhor foto e levar duas cópias impressas no dia da inscrição, que será feita na administração do Palácio de Cristal”, frisa a diretora de turismo e eventos da Turispetro, Camila Thees.

Antes mesmo de muitas árvores começarem a florescer, candidatos já pensam em como fazer suas fotos. A estudante Isabela Faria, de 11 anos, por exemplo, aguarda ansiosa pela florada no Quitandinha. “Assim que estiver com bastante flor minha mãe vai me levar pra fazer as fotos. Sempre gostei de fotografia e acho as cerejeiras muito bonitas, por isso resolvi participar do concurso”, disse ela, que entrará na categoria “infantil”.

 Este ano, o Circuito das Cerejeiras conta com uma novidade. A Secretaria de Turismo lançou um mapa para facilitar a localização das árvores, que foi encaminhado a agências e guias de turismo. Entre os locais mais conhecidos pelas belezas das cerejeiras está o entorno do Lago Quitandinha. Por lá, as flores já começam timidamente a aparecer. “Assim como no Japão, queremos movimentar cada vez mais esse Circuito das Cerejeiras. Lá as pessoas se reúnem, fazem piqueniques, tiram fotos das cerejeiras. Estamos trazendo essa tradição pra cá. É mais uma forma de criar atrativos para a cidade e manter o visitante por mais tempo no município”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

 O Mapa das Cerejeiras aponta locais como Itaipava, Araras, Nogueira, Ccorrêas, Retiro, Valparaíso, entre outros, onde é possível encontrar as árvores. Elas também estão próximas de alguns atrativos turísticos, como no Palácio de Cristal e no Museu Imperial.

            O concurso de fotografia de cerejeiras faz parte da programação do Bunka-Sai, que acontece entre esta quarta-feira e domingo no Palácio de Cristal, com mais de 40 atrações, comida típica, danças folclóricas, oficinas e artes marciais. O evento tem entrada gratuita.