A montagem para o Bunka-Sai já está a todo vapor no Palácio de Cristal. A festa da cultura japonesa, que este ano acontece entre os dias 1º e 5 de agosto, vai contar com 10 barracas, com comida típica e produtos japoneses, além de uma programação cultural com mais de 40 atividades, como danças folclóricas, shows de música japonesa, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, além de artes marciais, palestras, Festival de Cosplay, entre diversas outras. A entrada é gratuita.

O palco para a festa já está montado e durante toda esta semana o trabalho fica por conta da montagem das barracas, que são inspiradas na arquitetura japonesa. Das 10 barracas, quatro serão de comida japonesa, uma de café e doces, uma de produtos alimentícios para levar e outra de produtos japoneses, como blusas, bonés, fantasias. A licitação de sete barracas acontece nesta quinta-feira (26.07), às 10h, no Centro Administrativo da prefeitura.

“O Bunka-Sai já se tornou uma tradição em Petrópolis. A festa está no calendário oficial de eventos da cidade e temos feito a divulgação, inclusive, em outros estados para que ela atraia também muitos turistas. É uma oportunidade de manter viva a cultura japonesa em Petrópolis e movimentar a economia”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

 Nesta edição, a festa comemora também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Em 1908, os primeiros 781 nikkeis desembarcaram em Santos, em São Paulo, e de lá prá cá vêm ajudado no desenvolvimento do país. No Bunka-Sai, que é realizado pela prefeitura em parceria com aAssociação Nikkei de Petrópolis e o Consulado Geral do Japão no Rio, este ano haverá novidades, como um Mini Undokai – gincanas japonesas – e concurso de fotografia de sakura (cerejeira).