Comdep reforça orientação sobre descarte irregular de entulho

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O trabalho de limpeza da cidade segue em ritmo intenso: desde janeiro, foram removidos 55 mil toneladas de entulho em todo município. Ao mesmo tempo, a Comdep segue com os esforços para coibir e conscientizar a população sobre a prática irregular. Uma das medidas é a instalação de placas indicando a proibição do despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas. Locais como Secretário, Nogueira, Roseiral, Centro e Quitandinha receberam o equipamento com as informações nas últimas semanas.

As placas indicam a proibição do despejo, como estabelecido pelo Código de Posturas. Nelas estão indicadas a multa que o infrator pode receber em caso de flagrante (R$ 800). Também é disponibilizado o contato da Comdep (2292-9500), um dos canais onde é possível fazer denúncias sobre a prática irregular. Só neste ano, houve instalação de placas no Floresta, em Itaipava, em Madame Machado, no Centro, em Nogueira, no Vila Felipe e na Estrada da Saudade. Nos últimos dias, a localidade Cachoeira da Rocinha (Secretário), a Estrada do Palmital (Nogueira) e as ruas Oliveira Bulhões (Roseiral), Dr. Sá Earp (Centro) e Getúlio Vargas (Quitandinha).

“A remoção de entulho é feita diariamente tanto pela Comdep quanto pela SSOP em diversos pontos da cidade. O trabalho feito pelo município é muito grande. Então é extremamente importante a população contribuir com essa limpeza, com a limpeza dos bairros e comunidades onde os petropolitanos moram. Medidas de conscientização como a instalação de placas mostrando que o despejo de entulho é irregular e os caminhos para denunciar são importantes exatamente por isso”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

As peças são feitas pela própria Comdep em chapa de alumínio e presas em uma estaca de madeira, que são fixadas no chão. Na placa também está indicado um dos caminhos para fazer o descarte correto, o Disque Entulho, que faz o recolhimento gratuito a partir de agendamentos pelo telefone 2243-7822.

“O entulho deve ser levado para o aterro de Pedro do Rio, mas para quem tem dificuldade de fazer o descarte correto, há o serviço gratuito oferecido pela Comdep. É só ligar e marcar o recolhimento em casa de até 20 sacos com 25 kg. Dessa forma, todas as pessoas podem fazer o descarte como determina o Código de Posturas e está contribuindo para a limpeza da cidade”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva. O Disque Entulho possui rotas fixas de segunda a sexta, mas moradores de outros bairros também podem ser atendidos de acordo com a disponibilidade.

Além das placas de proibição do descarte de entulho, outras medidas já adotadas pela Comdep para coibir a prática irregular foi a instalação de canteiros de jardins e a colocação de telas em áreas com descarte frequente.

O trabalho de coleta de entulho foi feito em seis bairros nesta quarta-feira (22.05): Duarte da Silveira, Bingen, Quarteirão Ingelheim, Alto da Serra, Castelo São Manoel e Águas Lindas.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.