O trabalho de limpeza da cidade segue em ritmo intenso: desde janeiro, foram removidos 55 mil toneladas de entulho em todo município. Ao mesmo tempo, a Comdep segue com os esforços para coibir e conscientizar a população sobre a prática irregular. Uma das medidas é a instalação de placas indicando a proibição do despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas. Locais como Secretário, Nogueira, Roseiral, Centro e Quitandinha receberam o equipamento com as informações nas últimas semanas.

As placas indicam a proibição do despejo, como estabelecido pelo Código de Posturas. Nelas estão indicadas a multa que o infrator pode receber em caso de flagrante (R$ 800). Também é disponibilizado o contato da Comdep (2292-9500), um dos canais onde é possível fazer denúncias sobre a prática irregular. Só neste ano, houve instalação de placas no Floresta, em Itaipava, em Madame Machado, no Centro, em Nogueira, no Vila Felipe e na Estrada da Saudade. Nos últimos dias, a localidade Cachoeira da Rocinha (Secretário), a Estrada do Palmital (Nogueira) e as ruas Oliveira Bulhões (Roseiral), Dr. Sá Earp (Centro) e Getúlio Vargas (Quitandinha).

“A remoção de entulho é feita diariamente tanto pela Comdep quanto pela SSOP em diversos pontos da cidade. O trabalho feito pelo município é muito grande. Então é extremamente importante a população contribuir com essa limpeza, com a limpeza dos bairros e comunidades onde os petropolitanos moram. Medidas de conscientização como a instalação de placas mostrando que o despejo de entulho é irregular e os caminhos para denunciar são importantes exatamente por isso”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

As peças são feitas pela própria Comdep em chapa de alumínio e presas em uma estaca de madeira, que são fixadas no chão. Na placa também está indicado um dos caminhos para fazer o descarte correto, o Disque Entulho, que faz o recolhimento gratuito a partir de agendamentos pelo telefone 2243-7822.

“O entulho deve ser levado para o aterro de Pedro do Rio, mas para quem tem dificuldade de fazer o descarte correto, há o serviço gratuito oferecido pela Comdep. É só ligar e marcar o recolhimento em casa de até 20 sacos com 25 kg. Dessa forma, todas as pessoas podem fazer o descarte como determina o Código de Posturas e está contribuindo para a limpeza da cidade”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva. O Disque Entulho possui rotas fixas de segunda a sexta, mas moradores de outros bairros também podem ser atendidos de acordo com a disponibilidade.

Além das placas de proibição do descarte de entulho, outras medidas já adotadas pela Comdep para coibir a prática irregular foi a instalação de canteiros de jardins e a colocação de telas em áreas com descarte frequente.

O trabalho de coleta de entulho foi feito em seis bairros nesta quarta-feira (22.05): Duarte da Silveira, Bingen, Quarteirão Ingelheim, Alto da Serra, Castelo São Manoel e Águas Lindas.