Quem for às compras neste fim de ano na Rua Teresa terá um incentivo a mais para ajudar a manter a limpeza do local. A Comdep instalou 44 lixeiras de poste ao longo shopping a céu aberto. O trabalho aconteceu nas últimas semanas em parceria com os lojistas, que prepararam uma arte personalizada para estampar as peças. Desde novembro, toda cidade ganhou 120 novas lixeiras desse tipo.

Os equipamentos levam a mensagem “Manter a cidade limpa: responsabilidade de todos nós cidadãos”. A intenção é que todos possam encontrar um local adequado para o descarte de pequena quantidade de lixo andando poucos metros.

“É mais uma forma que a população tem para ajudar a deixar a cidade limpa, já que é possível encontrar uma lixeira a poucos passos. Essa mesma parceria já havia acontecido na 16 de Março, onde as lixeiras também foram personalizadas, o que acaba também deixando o espaço mais bonito”, diz o prefeito Bernardo Rossi. Na 16 de Março, foram colocadas 33 lixeiras com selo próprio.

A Rua Teresa passa por limpeza constante. A Comdep mantém oito funcionários para fazer a varrição diária nos três turnos (manhã, tarde e noite). As servidões recebem coleta de lixo todos os dias no período noturno. No último mês, houve um reforço na capina e remoção de entulho. Tudo deixar o local mais agradável para os petropolitanos e turistas que farão as compras de Natal nas mais de 800 lojas do polo de moda.

Para esse ano, os lojistas acreditam em um aumento de 12% a 15% nas vendas de fim de ano por causa do Natal Imperial estendido até 20 de janeiro – essa era uma reivindicação dos empresários para manter o movimento de turistas e, consequentemente, de consumidores na cidade. E, para isso, manter o local limpo é um fator importante.

“A instalação dessas lixeiras foi ótima e a colocação dos adesivos foi excelente porque se inseriu no contexto da decoração desse período da Rua Teresa. E a Comdep vem mantendo uma equipe de limpeza muito boa para cá, começando já pela manhã, diferente de antigamente, quando só era feita no fim do dia. Esse carinho que estamos recebendo é muito importante e esperamos que mais ações como essas possam acontecer”, afirma o empresário Nelson Batista, da loja Oxigênio.

Desde novembro, foram instaladas 120 lixeiras em locais como as ruas Paulo Barbosa, Epitácio Pessoa, Barão de Teffé, Dr. Porciúncula, Roberto Silveira, Alencar Lima, Imperatriz e Av. Koeler, e as praças Princesa Isabel, Inconfidência, Dom Pedro, Visconde de Mauá, Liberdade, Duque de Caxias e Bosque do Imperador.

“Esse ano já foram colocadas quase 400 lixeiras em toda cidade, com o objetivo principal de que a população consiga encontrar uma delas com facilidade e faça o descarte de pequena quantidade de lixo da forma correta. Dessa forma, todos podem contribuir para manter a cidade mais limpa”, ressalta o presidente da Comdep, Wagner Silva.

As lixeiras de postes possuem capacidade de armazenar 15 quilos de lixo. A Comdep realiza um trabalho para recuperar aquelas que sofreram algum dano para reaproveitar na cidade. Elas passam por manutenção e limpeza constante.