Mesmo sem ocorrência de caso na cidade, Mangaratiba já está mobilizada para o combate à febre amarela. A partir do dia 19 de janeiro até o dia 3 de março a Secretaria de Saúde vai imunizar os moradores. O Dia “D” da campanha vai acontecer no dia 24 de fevereiro em todas as áreas do município. A dose no município será integral. Idosos acima de 60 anos precisam apresenta a prescrição médica.

As doses serão aplicadas diariamente nos Postos do Ranchito (Praia do Saco) e Conceição de Jacareí, das 8h às 17h. A campanha do Dia D, que acontece no dia 24/02, atenderá Itacuruçá, ilhas, Muriqui, Praia Grande, Ibicuí, Esf Centro, Ranchito, Serra, Ingaíba e Conceição de Jacareí, também das 8h às 17h.

Além de garantir a vacinação de toda a sua população, a secretaria monitora os casos em todo o Estado. Assim, este período de férias é muito comum a cidade receber um grande número de turistas e veranistas. Assim, a Saúde solicita que todos os moradores procurem a unidade mais próxima para a imunização.

A vacina é para todos. Exceto para gestantes e recém-nascidos. A dose é indicada apenas a partir dos seis meses em áreas de risco (onde morreram macacos com suspeita da febre e onde há casos suspeitos). Com exceção desses casos, o calendário de vacinações indica a partir de nove meses de idade. Idosos acima de 60 anos precisam apresenta a prescrição médica.

Fontes: Governo Federal / Prefeitura de Mangaratiba

(matéria atualizada em 15/01 11:57)