O comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Oderlei Souza, visitou nesta quarta-feira (09.05) as instalações do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop). Ele esteve no Centro de Cultura Raul de Leoni junto com o coordenador de Segurança, Maurício Borges, e o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni. No local, ele conheceu o sistema de monitoramento e os equipamentos que serão operados pelas duas corporações, além da Polícia Civil, CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros.
“Ficou uma impressão muito positiva. Não só como policial militar, mas também como morador de Petrópolis, fico muito satisfeito de ter essa nova ferramenta que os órgãos de segurança terão à disposição para aumentar a vigilância da cidade”, destacou o comandante do 26º BPM.
Oderlei Souza explicou que a Polícia Militar terá um agente a cada turno para monitorar as imagens geradas para a central de monitoramento, que terá câmeras em 46 pontos da cidade.
“Já estamos trabalhando para otimizar nossa escala de trabalho e também estamos solicitando ao comando geral da Polícia Militar que possa aumentar o efetivo de Petrópolis para essa destinação. Temos um compromisso de alocar efetivo para a central de monitoramento por causa da relevância desse posto, que é estratégico para o nosso trabalho.
O treinamento de agentes de Guarda, PM, CPTrans e Defesa Civil foi encerrado nesta quarta. Nesta quinta (10.05), será feito um treinamento específico para a Polícia Civil, focado na parte de investigação das imagens. Vale lembrar que o sistema permite análise automática de cenas a partir de filtros de pesquisas de acordo com cores, direção, velocidade, ociosidade ou tamanho do objeto.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis