Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Em 17 de maio de 2002, Homem-Aranha, de Sam Raimi, com Tobey Maguire como Peter Parker (2º melhor Peter da história), foi lançado nos cinemas. Com ele, uma das falas mais famosas da história da cultura pop, proferida pelo famoso Tio Ben: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Quase 20 anos depois, essa frase já foi de tudo: conselho, post de reflexão do Facebook, meme etc. Ela foi tudo, menos entendida.

Nos dias de hoje, a Internet é um poder. É a plataforma de comunicação mais acessível de todos os tempos, qualquer um, em qualquer lugar do mundo, pode ouvir ou ler o que você tem a dizer. Mas é claro, isso não quer dizer que todo mundo vai se importar com o que você está falando, não é porque este texto aqui chegou à dona Hermínia, moradora de Guaratinguetá, que ela vai se importar com o que eu estou falando aqui. É preciso muita coisa para uma pessoa chegar nesse ponto.

E algumas conseguem. Aqui no Brasil nós temos alguns exemplos de pessoas que chegaram ao patamar de serem ouvidas por milhares.

Todos eles têm uma plataforma de comunicação gigantesca. Todos eles têm acesso a muitas pessoas ao redor do país. Todos eles têm muita influência. Todos eles têm poder.

Quando se fala em ter responsabilidade com seus respectivos poderes, muitos problemas aparecem. Fala-se em liberdade de expressão, mimimi, lacração etc. Mas o real problema nunca é tratado. Como isso influencia no receptor.

Se você, influenciador, diz que vacinas servem para botar um chip em você, os seus milhares de seguidores vão acreditar. Se você, influenciador, questiona se racismo é uma opinião, os seus milhares de seguidores também irão. Se você, influenciador, se diz ser contra um personagem de quadrinhos ser bissexual, os seus milhares de seguidores também irão.  

Responsabilidade.

A sua opinião não é apenas sua, o que você diz, reflete em milhares e isso se espalha.

Peter Parker precisou perder seu tio duas vezes para entender a responsabilidade necessária para seus poderes. A irresponsabilidade foi tanta, que nem tio ele teve com a nova franquia. O que mais é necessário perder para entendermos aquilo que deveria ser o básico?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Finalmente 2020 2.0 acabou!

Depois de 2020, poucas pessoas poderiam imaginar que teríamos um 2021 tão conturbado quanto, com tantas questões de saúde, política e ciência. Mas hoje, há

Começa o verão!

O verão começa nesta terça-feira (21), no Hemisfério Sul. A estação, que é marcada pela elevação de temperatura, costuma apresentar um clima mais ameno em

Sobre a vacinação no Brasil

Nos últimos dias, países da Europa adotaram o lockdown para combater à pandemia do novo coronavírus que avança com força no continente, que foi responsável

Comentários estão fechados.