O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) será inaugurado na próxima segunda-feira (25.06), às 9h30. Até agora, já foram instaladas 48 câmeras em 40 locais, mas o monitoramento na prática já está acontecendo há mais de um mês. Tanto que o Ciop será umas das principais ferramentas a serem usadas no esquema de segurança da Bauernfest.

A sala da central de monitoramento fica no Centro de Cultura Raul de Leoni e servirá de base para os órgãos que vão trabalhar de forma integrada no evento, como Guarda Civil, Polícia Militar, CPTrans, Bombeiros, Samu e Vigilância Sanitária. De lá, os agentes que trabalham 24 horas por dia vão acompanham as imagens das câmeras que ficam nos pontos da festa e nos arredores, além dos acessos da cidade.

Há equipamentos no Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Praça da Águia, 13 de Maio, Catedral, Montecaseros, em frente ao Gheren, Obelisco, pórticos do Bingen e do Quitandinha, entre outros pontos, que formam uma espécie de corredor turístico para a Bauernfest.

“Este é o primeiro grande momento para mostrar como o Centro Integrado de Operações vai contribuir para cidade, sobretudo para a segurança da população, mas também beneficiando o trânsito, o atendimento de emergência. Este é um marco para Petrópolis e que vai render muito frutos para a cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Durante a última semana, foram instaladas as câmeras que ficam em frente ao Terminal de Corrêas, na Praça de Corrêas, na Praça de Nogueira e no Itamarati. O restante dos equipamentos será posicionado até o fim da semana próximo ao Castelo de Itaipava, no DPO de Pedro do Rio, próximo a Cervejaria Itaipava (em Pedro do Rio), no acesso a Araras, no retorno do pedágio na Posse e no centro da Posse. Neste último, além da câmera que filma em 360º, será colocada também equipamentos fixos com leitura de placas de veículos – que também foram colocadas em outras entradas da cidade (Quitandinha, Bingen, Alto da Serra e Bonsucesso).

O Ciop reúne o trabalho de Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, CPTrans, Defesa Civil e Bombeiros.

 

Inauguração do Centro Integrado de Operações de Petrópolis

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni

Dia e horário: Segunda-feira (25.06), 9h30