O Cemitério Municipal irá disponibilizar já a partir dessa quarta-feira (24.10) 22 novas gavetas na quadra 15. A prefeitura trabalha para entregar 88 gavetas no total até o fim de 2018. As novas vagas foram construídas em parceria entre o município e as funerárias de Petrópolis. Outras 17 estão em construção e ficarão prontas antes do feriado de Finados. Ao mesmo tempo, outra área já está sendo preparada para receber mais 16 vagas.

O trabalho é o mesmo feito ano passado, quando as funerárias Rui Ligeiro, Antônio Ligeiro, Oswaldo Cruz e Vital doaram o material necessário para as construções, enquanto o município entrou com a mão de obra. Em 2017, foram feitas mais 66 gavetas. Somando as que foram construídas no passado e as que estão sendo feitas agora, são 154 gavetas novas.

“Desde 2010 que a cidade não via a construção desse número de vagas. A procura por gavetas é cada vez maior pelo próprio aumento populacional ao longo dos anos. A prefeitura trabalha agora para reverter o quadro de falta de investimentos no Cemitério Municipal nos últimos 10 anos”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

Desde 2008, 315 gavetas estão interditadas por causa de um deslizamento de encosta. Por isso, as vagas que estão sendo feitas nesses dois anos servem para ajudar a suprir a necessidade.

A disponibilização de gavetas varia dia a dia porque depende da quantidade de exumações realizadas. Uma gaveta pode ser alugada por três anos e, após esse período, a família é chamada para a exumação (a convocação ocorre pelo Diário Oficial). Caso não compareça no prazo, esse procedimento é realizado 48 horas após a data.

“Essa quantidade de exumações pode ser maior ou menor a cada dia, é um fluxo diário de abertura de vagas. Por isso que essa parceria com as funerárias para ampliar o número de gavetas é importante, porque ajuda a atender a demanda”, explica Januzzi.

No local, cinco funcionários da Secretaria de Obras são responsáveis pelos trabalhos. As gavetas possuem mais ou menos 70 centímetros de altura, 80 centímetros de largura e 2,45 metros de comprimento.

Nesta terça, as 22 gavetas prontas foram pintadas para começarem a ser utilizadas. Na quadra 11 (fundos), mais 17 estão sendo feitas e a previsão é sejam finalizadas até o fim da próxima semana. Em outra área da mesma quadra, o espaço que terá mais 16 gavetas já está sendo limpo e as obras começam ainda nesta semana.

Além disso, o maior cemitério de Petrópolis está passando por outras melhorias e já está sendo preparado para receber familiares e amigos de pessoas sepultadas por lá no Dia de Finados. O local já recebeu manutenção de 39 pontos de iluminação pública nos últimos meses, tanto dentro do Cemitério Municipal quanto na Rua Fabrício de Mattos. Também está prevista a instalação de novas placas de localização para ajudar na identificação das sepulturas.

“Estamos com mais de 30 funcionários fazendo capina, remoção de entulho e limpeza geral cemitério. Já foram retiradas 20 toneladas de entulho nas últimas duas semanas e será feito retirada de lixo das sepulturas. Também será feito pintura interna e externa para deixar o cemitério pronto para quem vier fazer homenagens no Dia de Finados”, contou o administrador dos cemitérios, Vagner Santos.

A cidade tem sete cemitérios: Centro, Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Garibu (Posse), Brejal e Quarteirão Worms (km 92 da BR-040). O Cemitério Municipal ainda tem 2,4 mil gavetas, oito mil sepulturas perpétuas e cerca de 1,2 mil covas rasas.