O Clube de Mães do Cristal, com o apoio do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre – COMUI, promove uma programação especial para fortalecimento e valorização das relações do idoso, com sua família e comunidade. Das 14h às 17h acontece o Sarau Baile da Primavera com apresentações dos grupos Choro das Gurias e Gurias do Samba, entre outras atrações, junto à figueira centenária na Rua Curupaiti e que, há 11 anos, foi adotada pelo Clube de Mães do Cristal. A entrada é franca.

A associação, de mais de quatro décadas de atividades, e presente na atuação das reivindicações e promoções das demandas relacionadas à cultura e a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade do bairro Cristal e da cidade, é reconhecida publicamente com títulos e prêmios, por seus serviços assistenciais e socioculturais, em Porto Alegre. A entidade também tem um braço importante no incentivo à leitura e preservação da memória com a atuação da sua Biblioteca Comunitária do Cristal, que atende gratuitamente mais de 40 bairros da cidade.

23/09 – Sábado – Figueira Centenária do Cristal (Rua Curupaiti esquina com Av. Campos Velho – Bairro Cristal)
Sarau Baile da Primavera – das 14h às 19h. Entrada franca.

 

Apresentações dos grupos Choro das Gurias e Gurias do Samba
O grupo Choro das Gurias possui uma formação camerística de choro. É composto por seis integrantes: Caroline Guarnieri no saxofone, Júlia Valentini no violão, Juliana Rosenthal no cavaquinho, Pâmela Amaro no pandeiro, Stefania Colombo na flauta transversa e Victória Gautto no clarinete. Inicialmente o grupo conta com arranjos de Elias Barboza, criados especialmente para o grupo. Com uma linguagem musical voltada para a música brasileira, especificamente do choro, o grupo apresenta-se como parte desta cultura musical e chorista da cidade de Porto Alegre – RS, trazendo como um grande diferencial a sonoridade de mulheres gaúchas.

O grupo Gurias do Samba é formado por Sandra Reis (Vocal e Violão), Carla (Tamborim, Agogô, Surdo), Vanessa (Rebolo, Surdo), Clarice (Pandeiro, Cuíca) e Raquel (Surdo, Rebolo, Efeitos) e faz releituras que vão do samba de raiz ao pop, passando pela MPB, com muito suingue.