Com o objetivo de proporcionar uma programação musical permanente, gratuita, e que valorize a cultura local e os espaços públicos do município, o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), promove neste sábado (21.10) às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) mais um Circuito Imperial de Bandas Marciais. Participarão do evento as bandas Marcial Embaixador José Bonifácio, Odette Fonseca e a Banda de Percussão Trovão Imperial.

“Nossa intenção é incentivar a descentralização da cultura, garantindo o acesso ao maior número de pessoas possível. Esse projeto é importante neste sentido”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O projeto do IMCE que começou no ano passado, reúne 11 grupos da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban).As apresentações acontecem sempre nos fins de semana, em locais como a Praça Dom Pedro, Praça da Inconfidência, escadaria dos Correios e Praça da Liberdade, no Centro Histórico. Pela primeira vez este ano as bandas se apresentam em um distrito.

 “O projeto já está na sua segunda edição e agora chegando aos distritos. Até o fim do ano teremos mais apresentações, fomentando a cultura e movimentando os espaços públicos do município”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

Entre os grupos que participarão, a Banda Marcial Embaixador José Bonifácio, de 43 anos, possui 35 componentes entre alunos de sua entidade mantenedora e membros da comunidade de Pedro do Rio, 4º distrito de Petrópolis, além da Banda Marcial Odette Fonseca que é composta por 45 músicos do bairro Duques e a Banda de Percussão Trovão Imperial com 30 componentes do bairro Lopes Trovão no Alto da Serra,

Em novembro, haverá apresentações nos dois primeiros sábados do mês, antecedendo o Natal Imperial, que começa no dia 30 e deverá contar também com o segmento na programação.